Décio Rosolen apresenta sua primeira exposição em Porto Alegre

Décio Rosolen apresenta sua primeira exposição em Porto Alegre

A abertura será na Galeria Bublitz neste sábado, às 10h

Correio do Povo

Décio Rosolen realiza sua primeira exposição na capital gaúcha, 'Portais de Luz', que abre neste sábado, na Galeria Bublitz

publicidade

O artista Décio Rosolen realiza sua primeira exposição na capital gaúcha. Sua arte, presente em espaços culturais, arquitetônicos e em ambientes de Norte a Sul do Brasil, estará na Galeria Bublitz (Neusa Goulart Brizola, 143), com “Portais de Luz”.

O vernissage será neste sábado, 6, das 10h às 13h. São mais de 30 obras, entre pinturas e gravuras, que poderão ser vistas até 6 de maio. Nas pinturas abstratas de Rosolen, o concreto aparece em cores fortes, que deixam a luz emanar de telas pintadas originalmente em branco. O dourado e o preto surgem como contorno, evocando uma presença iluminada.

Em sua obra, o artista transmite luz, energia, magnetismo, por meio de uma estética gestual e uma assimetria equilibrada, que podem ser observadas nas composições e nas texturas produzidas. Esse cuidado também está presente na exploração e na seleção criteriosa que utiliza em produções de pequeno e grande formato.

A maior parte do trabalho do artista é realizada espontaneamente e seu estilo se diferencia pelas formas abstratas, com uso de cores selecionadas, sombreados, transparências e profundidade. Rosolen adota a pintura acrílica como técnica predileta e atinge um minimalismo intencional em seu trabalho pictórico.

O ARTISTA

Paulistano, descendente de italianos, Rosolen vive em São Paulo e divide o tempo entre a pintura e a empresa Artprints, referência em gravuras de artistas como Juarez Machado, Rubens Ianelli, Inos Corradin, Sônia Menna Barreto, Erico Santos, Antônio Peticov e outros.

Seu contato com a arte começou aos 13 anos, a partir de um tio que importava e comercializava gravuras de nomes como Miró e Redouté. No início da década de 80, começou seu trabalho como editor de arte na Arteprints, convivendo com inúmeros artistas.

Após 14 anos como editor, iniciou projeto de serigrafias inspiradas na arte abstrata e gestual. Sua obra tem referência em nomes como o norte-americano Franz Kline e o brasileiro Amilcar de Castro. Desde 2004, Rosolen já produziu mais de 9 mil gravuras. Suas obras estão entre as preferidas por arquitetos e decoradores do país.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 30 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895