David Harvey é um dos marxistas mais influentes da atualidade, reconhecido internacionalmente por seu trabalho de vanguarda na análise geográfica das dinâmicas do capital. É professor de Antropologia da pós-graduação da Universidade da Cidade de Nova Iorque (The City University of New York - Cuny) na qual leciona desde 2001. Foi também professor de Geografia nas universidades Johns Hopkins e Oxford. Seu livro “Condição Pós-moderna” (Loyola, 1992) foi apontado pelo Independent como um dos 50 trabalhos mais importantes de não ficção publicados desde a Segunda Guerra Mundial. Seus livros mais recentes, além de “O Enigma do Capital” (Boitempo), são: “A Companion to Marx's Capital” (Boitempo, no prelo) e “O Novo Imperialismo” (São Paulo, Loyola, 2004). Ele também lança em Porto Alegre “Para Entender o Capital”.
Organizado em torno da obra-prima do dirigente comunista alemão, “O Capital”, que a Boitempo relança em nova edição durante o seminário, o evento ocorre até abril e ainda passa por Brasília, Recife e Salvador. A programação completa do evento, que contará com a participação dos intelectuais e militantes do PCB José Paulo Netto, Antonio Carlos Mazzeo e Sofia Manzano, pode ser conferida no site oficial do evento.
“O Capital - Crítica da Economia Política” foi publicado em 1867, na Alemanha. Embora Karl Marx já tivesse emigrado para Londres em 1850, ele continuava a manter profundas relações com os alemães e os líderes dos movimentos operários que participavam das políticas revolucionárias espalhadas por toda a Europa. “O Capital” não foi escrito com intenções meramente teóricas, não pretendia elaborar uma nova visão dos acontecimentos econômicos nem aspirava a ser mais uma notável publicação do mercado editorial: o que a obra pretendia era criticar um modo de produção da riqueza essencialmente ancorado no mercado, na troca de produtos, sob a forma mercantil.