Arte & Agenda

De Costa Gavras a ‘Bacurau’ nas telas

Com um cardápio variado, plataformas de streaming reúnem clássicos e premiados do cinema

Com "Seção Especial de Justiça", Costa-Gavras dividiu o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes 1975
Com "Seção Especial de Justiça", Costa-Gavras dividiu o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes 1975 Foto : LES PRODUCTIONS ARTISTES ASSOCIÉS / DIVULGAÇÃO / CP

Produções variadas surgem no streaming a partir desta quinta-feira. Quatro novos longas passam a integrar o catálogo do streaming do Petra Belas Artes. São eles: os dramas “Seção Especial de Justiça'', de Constantin Costa-Gavras; e “Sangue do meu Sangue”, de Marco Bellocchio, vencedor do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza de 2015; e as comédias “Jejum de amor”, de Howard Hawks, estrelado por Cary Grant e dos filmes favoritos de Quentin Tarantino; e “Volere, Volare - A Comédia”, de Guido Manuli e Maurizio Nichetti.

Entre os destaques, “Seção Especial de Justiça” é produção pela qual o diretor grego CostaGavras dividiu o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes de 1975 com o canadense Michel Brault, de “Les Ordres”. O filme de Costa-Gavras é um clássico na linha de “Z” (1969), e “Missing - O Desaparecido” (1982). A trama narra um evento jurídico durante a ocupação nazista na França, na Segunda Guerra Mundial. Depois da morte de jovem oficial militar alemão, os nazistas exigem condenação e execução de franceses. Entre a dificuldade de descobrir a autoria do crime e a pressão dos alemães, leis são alteradas.

Já a plataforma Cinema Virtual destaca o filme “Nona: Se Me Molham, Eu Os Queimo”. O filme chileno conta a história de Nona, uma idosa de 66 anos, que comete um crime e, depois de fugir para outra cidade, passa a ter uma misteriosa relação com os novos vizinhos. Indicado no Festival de Cinema Internacional de Roterdã, “Nona” tem direção de Camila José Donoso e conta com o brasileiro Eduardo Moscovis no elenco.

Momento especial é a disponibilização, no projeto Cinema #EmCasaComSesc, de três produções do premiado cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. “O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Bacurau”, filmes premiados e aplaudidos dentro e fora do Brasil ficarão no ar somente por 24 horas na plataforma, a partir das 22h desta quinta-feira. Em “O Som ao Redor”, de 2013, o diretor convida o espectador a conhecer a vida em uma rua de classe média na zona sul do Recife em que surge uma milícia oferecendo “paz de espírito da segurança particular”. A obra tornou-se uma crônica brasileira para refletir sobre história, violência e urbanidade. Em “Aquarius” brilha a forte presença da atriz Sônia Braga vivendo Clara, jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos que enfrenta as investidas de uma construtora que tem planos para o terreno de seu prédio.

O terceiro longa que fica disponibilizado é “Bacurau”, de Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Vencedor de prêmios importantes pelo mundo, “Bacurau” retrata, em futuro recente, o desaparecimento de um povoado do sertão de Pernambuco do mapa. Na trama, uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, motivando a tentativa de reação dos moradores da cidade. Mas o inimigo a enfrentar é desconhecido e implacável. As três produções de Kleber Mendonça Filho tiveram suas marcantes estreias no Brasil em edições do Festival de Cinema de Gramado. Os filmes ficam disponíveis gratuitamente na plataforma do Sesc Digital.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 20 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio