"De Olhos Abertos", terá sessões especiais na Capital gaúcha

"De Olhos Abertos", terá sessões especiais na Capital gaúcha

Documentário de temática social dirigido por Charlotte Dafol será exibido na Casa de Cultura Mario Quintana

Correio do Povo

Neste sábado, dia 22 de janeiro, a exibição de "De Olhos Abertos" será na Casa de Cultura Mario Quintana, às 19h10

publicidade

O documentário de temática social "De olhos abertos”, de Charlotte Dafol, tem lançamento em Porto Alegre no mês de janeiro, em três sessões especiais gratuitas. O longa mostra as dificuldades dos moradores de rua que produzem e vendem seu próprio jornal, o Boca de Rua, em Porto Alegre. Circulando há 21 anos, o informativo, além de fonte de renda, é uma ferramenta de denúncia e de organização perante a sociedade.

Neste sábado, dia 22 de janeiro, a exibição será na Casa de Cultura Mario Quintana, às 19h10. A sessão noturna ao ar livre no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo foi remarcada para 29 de janeiro, devido às condições climáticas. As portas do local serão abertas a partir das 18h, com entrada franca. Nas três ocasiões, haverá bate-papo dos representantes da equipe do filme e do jornal Boca de Rua com os presentes na sequência das projeções nos locais (serviço completo abaixo).

Dirigido pela também fotógrafa, escritora e musicista Charlotte Dafol, o filme foi integralmente gravado em Porto Alegre e produz um retrato da capital dos gaúchos, trazendo detalhes da paisagem do Centro Histórico e da Cidade Baixa, pela visão daqueles que habitam suas ruas e praças, e querem denunciar os problemas da cidade, pois também são cidadãos. O longa apresenta muitas entrevistas daqueles que integram o informativo trimestral, abordando questões como injustiças, violência, drogas, saúde pública e preconceito.

Com duração de 112 minutos, o documentário foi produzido pela Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (ALICE) no ano de 2020, sem financiamento público ou privado. Através de uma vaquinha eletrônica, foi arrecadado o valor para compra de equipamento (uma câmera usada) e ajuda de custo para transporte e alimentação durante as filmagens.

As captações foram feitas pela própria diretora, contando com a ajuda no set de Annekatrin Fahlke, assistente de direção, e de alguns voluntários. Já a pós-produção teve a intervenção de profissionais da área. A montagem é de Alfredo Barros, com desenho de som de Juan Quintáns e finalização de imagens Raoni Ceccim. Ponto forte da produção, a trilha musical conta com muitas colaborações e composições originais de Rafael Sarmento, Marcelo Cougo e Paulo Bettanzos. O trailer tem assinatura de Douglas Roehrs.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895