Arte & Agenda

Desenhos, crônicas e cinema na tarde de sábado no Instituto Zoravia Bettiol

A programação vai começar às 16h

Nora Prado e Zoravia Bettiol na mostra Inventário da Inundação
Nora Prado e Zoravia Bettiol na mostra Inventário da Inundação Foto : IZB / Divulgação / CP

Uma tarde para usufruir de artes visuais, literatura e cinema. Assim será o sábado (13/12) no Instituto Zoravia Bettiol durante o evento gratuito “Acolhendo a vizinhança”, em sua 4ª edição. O instituto fica na Rua Paradiso Biacchi, 109, bairro Ipanema, Porto Alegre.

A programação, que terá início às 16h com coquetel receptivo, será seguida de visita guiada da artista visual Zoravia Bettiol à exposição Inventário da Inundação. A galeria do local abriga as 28 ilustrações que Zoravia criou para o livro homônimo de crônicas de Nora Prado sobre a enchente de 2024. Os visitantes apreciarão as imagens das ilustrações acompanhadas dos textos nas paredes.

Após, haverá a projeção do curta-metragem “Roma Guaporé”, com direção, roteiro e fotografias de Gilberto Perin. Produzido este ano, o filme tem duração de 10 minutos. Recentemente foi exibido na Itália, no Festival de Cinema de Matera, com a presença do diretor, e em Orlando (EUA), no Festival LABRRF.

O trabalho recebeu o troféu de Melhor Documentário Nacional do Festival de Cine Curta POA e de Melhor Documentário do Festival de Cinema de Gravataí. Depois da projeção, haverá bate-papo de Perin com os espectadores.

“Eu não sei viver sem sonhos, sabe?”. Na tela escura, a voz emocionada de uma mulher sintetiza a temática de “Roma Guaporé”. De acordo com o diretor, “o documentário poético faz uma reflexão sobre a memória, os sonhos, o etarismo e preocupações de quem enfrenta o cotidiano depois dos 70 anos”.

Veja Também

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 24 de janeiro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio