Quarto espetáculo de butoh da dupla Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama, "Dezoito Estações de Outono" navega pelas variações de uma estação que lentamente transforma cores, altera a percepção da passagem do tempo e suscita no olhar as imagens impregnadas pelas culturas do Brasil e do Japão.
Nos dias 1 e 2 de agosto, o público poderá conferir mais uma vez essa produção que rendeu a Ana e Nishiyama uma indicação dupla na categoria Intérprete Destaque do prestigiado Prêmio Açorianos de Dança 2024. Em cena, ambos carregam as memórias vivas dos mestres Kazuo Ohno, precursor do butoh ao lado de Tatsumi Hijikata nos anos 60; e de Yoshito Ohno, filho de Kazuo que, também bailarino, deu sequência ao legado do pai.
As apresentações acontecem às 20h no Centro Histórico Cultural Santa Casa (av. Independência, 75), em Porto Alegre.
"Dezoito Estações de Outono" é um espetáculo que, para Ana Medeiros, "mostra o corpo registrando a natureza a sua volta, o frio, as guerras e o fim de um ano turbulento". Em cena, os bailarinos buscam viver a dança como um ritual para tocar o sagrado, que se manifesta apesar de tudo, e desejar um mundo mais humano.
Quem dirige "Dezoito Estações de Outono" é Etsuko Ohno, esposa e maquiadora de Yoshito sensei que o acompanhou em diversas turnês mundiais. “Três gerações da família Ohno participaram desse projeto, e sentimos que é uma parceria que vai continuar. São dezoito estações de outono que já duram dez anos na minha vida”, conta Ana.
Mais informações em www.anamedeiroscoreografia.blogspot.com
SOBRE BUTOH
Para o mestre Yoshito Ohno, Butoh é dançar a existência e estar em contato direto com o mundo a nossa volta: as violências, as tragédias. Dançar Butoh é também encontrar a humanidade naquele que dança, "se revelando como uma flor, como a natureza e seus ciclos". No Butoh de Yoshito Ohno se encontra o silêncio e se percebe o corpo criando e trazendo lugares e memórias à tona — se faz muito menos externamente. Os pés encontrando o chão marcam o tempo e trilham histórias milenares, no contato de cada partícula de pele com cada milímetro de solo.
SERVIÇO:
Espetáculo DEZOITO ESTAÇÕES DE OUTONO – com Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama
Datas: 1 e 2 de agosto, às 20h
Espetáculo com LIBRAS dia 1/08
Local: Teatro CHC Santa Casa – Avenida Independência, 75, Porto Alegre
Ingressos à venda pela plataforma Sympla.