Dia da Amazônia, 5 de setembro, ganha debate e painel

Dia da Amazônia, 5 de setembro, ganha debate e painel

Encontros tratam de ativismo, sustentabilidade e preservação da floresta

Daiara Tukano, do povo Tukano, é artista e ativista dos direitos indígenas

publicidade

O dia da Amazônia, neste dia 5 de setembro, serve para alertar sobre a destruição da maior reserva natural do planeta, que tem sofrido pelos efeitos do desmatamento, extração ilegal de madeira, mineração, criação de hidrelétricas e descaso com o bioma. Dois encontros tratam de arte e ativismo pela sustentabilidade e preservação da floresta.

Neste domingo, às 19h30min, o "Debate de Ideias - Arte pela Amazônia" promove a conversa entre a artista indígena Daiara Tukano e a artista plástica Zoravia Bettiol. Os depoimentos servirão de inspiração vão contribuir para sensibilizar o debate em relação ao futuro desta importante fonte de biodiversidade. A transmissão será pela TVE e pelo canal da  Aliança Francesa de Porto Alegre no YouTube. 

Daiara e Zoravia são reconhecidas não só por sua produção cultural, mas também por serem vozes em favor da preservação dos recursos naturais e contra a exploração, o desmatamento e a poluição. Muralista e comunicadora independente, a paulista Daiara Tukano, do povo Tukano, é artista e ativista dos direitos indígenas e pesquisadora em Direitos Humanos. A artista gaúcha Zoravia Bettiol lançou este ano, junto com outros integrantes, a exposição virtual "Amazônia Index 2021".

Outro encontro a ser conferido é o painel "Guardiões da Floresta", transmitido no dia 9 de setembro, às 11h, no canal do Youtube da Natura. O público poderá saber mais sobre pessoas que buscam, com seus projetos, promover a proteção da Amazônia. 

Participam: a cantora paraense Liège; José Neto, indígena Kaeté, pertencente à Nação Tupinambá; João Queiroz, ilustrador natural de Rondônia, criador do projeto Amazofuturismo; o empreendedor peruano Gian Piero Mubarak, ecologista e influenciador pelo eco negócio, e a ativista argentina Nicole Becker. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 18 de julho de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895