Dia de crônicas, memórias e poesia na Feira do Livro
Lançamentos de obras de Eduardo Battaglia Krause, Daniel Munduruku e Beta Simon marcam agenda do evento literário nesta terça-feira, dia 12 de novembro
publicidade
A terça-feira da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre será de autógrafos em diversos gêneros. Às 18h, o advogado e escritor Eduardo Battaglia Krause autografa na Praça Gerdau a segunda edição, revisada e ampliada do seu premiado livro “A Vaca Nua - Crônicas de Ipanema”, editado pela AGE. A prosa das crônicas de Krause são daquelas contações de histórias daqueles homens sábios que puxam uma cadeira em um bar ou em uma ágora, proseando como se estivesse em um fim de tarde à beira do Guaíba. Profundo conhecedor da histórias da Zona Sul da Capital, Krause convida o leitor a se perder no tempo e no espaço, a voltar algumas décadas, percorrendo causos da era de ouro do bairro Ipanema, um local com ares de praia – também conhecido como “um país livre, amigo do Brasil” por um dos personagens das suas crônicas. Ele venceu o Açorianos de Autor Revelação (2000).
O escritor indígena nascido em Belém (PA), Daniel Munduruku, estará em quatro atividades da Feira nesta terça. Às 10h30min, ele participa de Encontro com o público infantil e juvenil no Espaço Banrisul. Às 15h30min, ele estará no Ciclo Autor no Palco, no Teatro Petrobras Carlos Urbim. Às 17h30min, no mesmo local, ele integra a mesa “Raízes sustentáveis – diálogos entre literatura e ecologia indígena”. A fala celebra a conexão entre cultura, natureza e palavras ancestrais, reunindo além de Daniel, Auritha Tabajara e Yaguarè Yamã, com mediação de Raquel Kubeo. Às 19h, ele autografa “Meu vô Apolinário: um mergulho no rio da (minha) memória” (Edelbra), na Praça. A autobiografia apresenta com carinho as lembranças da infância da vida na cidade e das férias que passava na aldeia onde ouvia conselhos de seu vô Apolinário e histórias sobre a cultura de seu povo ancestral. Ilustrações de Odilon Moraes.
Às 16h, a poeta, compositora, facilitadora de palestras e vivências de arte e terapia, Beta Simon, estará presente na Feira para autografar a segunda obra de poesias intitulada "Arte de Viver: Poéticas do Cotidiano", na Praça. O livro reúne 70 poemas de sua autoria cujas temáticas vão desde a simples contemplação de pássaros em fios de luz, as fases da lua, a ressaca do mar, até reflexões mais filosóficas, sistêmicas, emocionais e existenciais. A obra está à venda na Banca dos Autores Independentes.