Arte & Agenda

Disney On Ice celebra 20 anos em Porto Alegre com "Festival Mágico no Gelo"

Espetáculo será apresentado no Gigantinho até domingo

Evento reúne alguns dos personagens mais conhecidos do público
Evento reúne alguns dos personagens mais conhecidos do público Foto : Júlia Endress / Especial / CP
O universo animado da Disney ganha vida em Porto Alegre a partir desta terça-feira, quando o Disney on Ice inicia a turnê "Festival Mágico no Gelo" no Brasil. O Gigantinho (Padre Cacique, 891), que há 20 anos sediou um espetáculo da companhia pela primeira vez, receberá até o dia 28 de maio protagonistas de filmes como "Frozen", "A Bela e a Fera" e "A Pequena Sereia". Na pista de gelo instalada no local, 43 patinadores interpretarão alguns dos personagens mais queridos do público.

Entre os artistas, está o casal Sofie Roberg e Matvey Matveev. Eles se conheceram há oito anos durante os ensaios e, desde estão, se compretem a espalhar esse mundo encantado. "No começo, ela não queria nada sério, foi difícil convencê-la, mas tenho certeza que ela são se arrependeu", brinca Matveev, nascido na Rússia, onde patinação é bastante popular. Ele conheceu o Disney on Ice por meio de um amigo, que comentou sobre as performances e disse que ele poderia se interessar.

Já Sofie, natural da Suécia, ingressou no elenco por intermédio de sua antiga técnica da modalidade. "Eu competia desde criança e este é um ambiente muito pequeno, quase todo mundo tem contato. Quando surgiu a oportunidade de fazer parte, eu fui, porque é uma chance de praticar e mostrar a patinação para mais gente", conta.

Sob o tablado de 42,7 x 21,30m, eles encarnam personagens do longa "Enrolados": Rapunzel e Flynn Rider. "Nós dois temos bastante em comum, menos a parte de ele ser um ladrão. Eu adoro o seu carisma e personalidade", diz Matveev. Para o russo de quase dois metros de altura, simpatia também não falta ao público brasileiro. O casal está na Capital pela segunda vez e não poupa elogios. "Aqui todo mundo é bastante receptivo e está sempre vibrando, participando junto, batendo palmas. Isso é muito bom", conta Sofie que também se declarada fã de caipirinha e churrasco.

Coordenador geral de marketing na América Latina da Feld Entreteniment, produtora do espetáculo, Juan Monguzz diz que Porto Alegre é uma parada obrigatória. "Não é possível fazer um show como esse em qualquer lugar. Neste ano, é uma turnê um pouco mais curta, mas com as principais cidades do Brasil: Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro", explica. "Festival Mágico no Gelo" começa na Capital e depois segue para as outras duas cidades citadas, terminando a passagem pelo país por Brasília.

Em cena, 183 objetos, mais de 320 mil metros de tecido para produzir o figurino, composto por cerca de 180 fantasias, tudo pensado para que todos os membros da família possam se divertir. A iluminação também tem um papel fundamental: além de selecionar cuidadosamente os tons para colorir cada uma das quatro histórias no gelo e na cortina, o designer de iluminação Sam Doty escolheu padrões de luz que empolgarão a plateia durante a parte dos talentos. As cores realmente levam o público aos diferentes mundos das princesas, mas é o modo como as luzes são organizadas que comanda a atenção quando os personagens estão se apresentando.

Para que a produção dê uma sensação realmente mágica, tempo é um item precioso. "Todo show começa com uma história específica. Uma vez que se tem essa ideia, se pensa que histórias se encaixam", diz Monguzz. Então são feitas as coreografias; essa etapa demora de dois a três meses. Depois, são mais seis meses de ensaios para que o espetáculo esteja pronto para ser apresentado ao público. Em época de turnê, os ensaios são diários e somam oito horas. "Não temos muito tempo livre, mas é o que gostamos de fazer e nos sentimos bem", fala Sofie. E, se se os patinadores se divertem durante a apresentação, a felicidade do público é quase garantida.

"Festival Mágico no Gelo" será performado de terça a sexta às 19h30min. No sábado, as apresentações acontecem às 11h e às 15h. O espetáculo finaliza sua passagem pela Capital no domigo, às 18h. Os ingressos custam entre R$ 50 e R$ 250 e o podem ser adquiridos pelo site ou na bilheteria local.

Assista a trechos de coreografias do espetáculo
 

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 17 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio