Documentário leva o Urso de Ouro em Berlim

Documentário leva o Urso de Ouro em Berlim

A 74ª Berlinale 2024 premiou filme “Dahomey”, de Mati Diop, e ‘Cidade Campo’, da brasileira Juliana Rojas, na seção Encounters

Marcos Santuário

Prêmio de Melhor Direção para Juliana Rojas, de 'Cidade Campo', exibido em première mundial na Berlinale, na seção Encounters

publicidade

Já se conhecem os vencedores da 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Um final de semana de alegrias para alguns e tristeza para outros. O Brasil sai da Berlinale com prêmio de Melhor Direção para a realizadora Juliana Rojas, de "Cidade Campo". Exibido em première mundial na Berlinale, o filme integrou a seleção oficial do evento, na seção Encounters, criada para fomentar trabalhos ousados de cineastas independentes e inovadores. Rodado na cidade de São Paulo e na zona rural do Mato Grosso do Sul, o filme fala sobre migração entre o meio urbano e o rural em duas histórias. Presentes no Festival de Berlim, a diretora, a produtora Sara Silveira e parte do elenco, incluindo a atriz Bruna Linzmeyer, comemoraram a premiação.

Outra vitória brasileira na 74ª Berlinale neste final de semana foi a de “Dormir de Olhos Abertos”, como Melhor Filme doPrêmio FIPRESCI da Crítica Internacional da Competição Encounters. Direção de Nele Wohlatz e produção de Emilie Lesclaux e Kleber Mendonça Filho.

Competição oficial

Depois de quase dez dias de exibições, o festival em Berlim, em sua competição oficial concedeu o Urso de Ouro ao filme "Dahomeyl", de Mati Diop. O longa aborda o retorno de tesouros do reino de Daomé que deixaram Paris para voltar ao seu local de origem, onde hoje fica o Benin. Os materiais foram saqueados por tropas coloniais francesas em 1892, e voltaram ao país africano em 26 de novembro de 2021.

Entre os principais destaques da premiação, a produção que abriu a Berlinale deste ano com um impacto importante, "Small Things Like These", com Cillian Murphy, vai para casa com um troféu de Melhor performance de atuação coadjuvante para Emily Watson, um dos nomes fortes que esteve presente em Berlim durante o Festival. Já "A Different Man", de Aaron Schimberg, leva para casa prêmio de Melhor performance de atuação principal para Sebastian Stan, que interpreta de maneira visceral um homem de rosto desfigurado que transita entre a não aceitação de si mesmo e o desejo de encontrar seu espaço na sociedade.

As outras produções premiadas também tiveram seu momento de alegria em exibições nas telas e no momento de premiação no palco do Berlinalae Palais, em Berlim. Foram dias intensos de exibições, encontros e relações com o mercado audiovisual mundial, em rodas de negócios que reuniram centenas de interessados neste universo. E é daí que já estão surgindo novas produções, em diferentes países.

Veja Também


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895