Documentário "Manguebit" vence o Festival In-Edit Brasil em 2022

Documentário "Manguebit" vence o Festival In-Edit Brasil em 2022

Filme retrata a história do movimento cultural Manguebeat com depoimentos de pessoas que criaram ou estiveram ligadas a ele

AE

"Manguebit" recupera acervo deste movimento musical e cultural de Pernambuco

publicidade

"Manguebit", de Jura Capela, venceu a 14ª edição do In-Edit Brasil, Festival Internacional do Documentário Musical. O filme retrata a história do movimento cultural Manguebeat com depoimentos de pessoas que criaram ou estiveram ligadas a ele.

Em sua justificativa, o júri, formado pelo jornalista André Barcinski, a produtora Andréa Alves, a diretora Beth Formaggini e a cineasta Juliana Vicente, defendeu: "com um trabalho exuberante de recuperação de acervo e montagem, eterniza um movimento não apenas musical, mas cultural, que uniu os sons pernambucanos com a música do mundo e criou um estilo único". O longa será exibido no In-Edit Barcelona ainda neste ano, com a presença do diretor.

Um prêmio especial foi dado ao documentário "Cafi", de Lírio Ferreira e Natara Ney, "pela beleza de suas imagens e a liberdade narrativa desse tributo a um grande criador de imagens, muitas delas dedicadas a artistas e capas de discos icônicos da música brasileira".

Houve menção honrosa para "Alan", dos Irmãos Lisboa (Daniel e Diego), "pelo processo de realização e por revelar um personagem único, que usou a força de sua arte para levar beleza a seu mundo tão duro".

Todos os filmes da competição nacional serão exibidos na Cinemateca Brasileira no domingo, 26.

Acesse o site do festival aqui.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895