Documentário “Prazer, Mato do Júlio” terá lançamento em Cachoeirinha
Sessão será realizada na sexta-feira no Instituto Cultural e Social Ágora
publicidade
“Prazer, Mato do Júlio” é um documentário em curta-metragem proposto pelo roteirista e diretor Romir Rodrigues com o objetivo de compreender a área popularmente conhecida como Mato do Júlio como um espaço no qual se entrelaçam diferentes memórias. Articulando sequências ficcionais com relatos obtidos por meio de entrevistas, o documentário tem como eixo central caracterizar o Mato do Júlio como espaço de memória coletiva da cidade e parte constituinte do processo de formação da identidade cultural do município de Cachoeirinha, Rio Grande do Sul.
As entrevistas foram realizadas em diferentes locações, em especial no interior da própria área do Mato do Júlio e no Instituto Cultural e Social Ágora, e são a base do documentário. A partir desses relatos são apresentadas as inter-relações entre as histórias do Mato do Júlio e da cidade de Cachoeirinha, resgatando a importância histórica, cultural e ambiental da área. Destaque para o registro das memórias ancestrais dos povos originários e do povo negro que emergem a partir do processo de retomada dos Mbya Guarani que, desde 2021, se estabeleceram na área e estão impregnadas na edificação que resiste ao tempo.
A proposição do Projeto e sua direção foi conduzida por Romir de Oliveira Rodrigues, morador de Cachoeirinha há quase 30 anos, tendo sido professor em várias escolas do município e que atualmente leciona no IFRS-Canoas. Nos últimos 15 anos tem desenvolvido atividades no setor do audiovisual, especialmente na escrita de roteiros, com destaque para o longa-metragem “Além de Nós”, lançado em 2023, dirigido por Rogério Rodrigues e que tem Thiago Lacerda no elenco, e para a realização de oficinas e projetos que relacionam educação e cinema.
Para a realização deste projeto foi constituída uma equipe com efetiva experiência na cadeia produtiva do audiovisual, com destaque para o produtor e codiretor Ulisses Da Motta, que já dirigiu e produziu 8 curtas-metragens de ficção. Os profissionais da cidade também foram valorizados, sendo trilha sonora original composta pelo conhecido músico cachoeirinhense Luís Inácio Oliveira, o Lula, e gravada em seu estúdio Soluções Sonoras; a também cachoeirinhense Nicole Vaz foi assistente de câmera e logger. Buscando ampliar o acesso do filme e promover a inclusão de públicos muitas vezes esquecidos, Alini Mariot, doutora em educação e especialista em interpretação/tradução e Docência em Libras, foi responsável pela condução da produção de uma versão acessível do documentário.
A partir de sua exibição em espaços públicos e escolas, espera-se que este documentário contribua para a qualificação do debate sobre a área e promova um pensar sobre o futuro da cidade.
O filme foi selecionado por meio do Edital 163/2023, da Prefeitura de Cachoeirinha, e recebeu financiamento por meio da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal.
A sessão de lançamento do documentário "Prazer, Mato do Júlio” ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 29 de novembro de 2024, com início às 19h30min, no Instituto Cultural e Social Ágora (rua Anita Garibaldi, 185), Vila Marcia, Cachoeirinha. A projeção acontecerá ao ar livre e estará coletando donativos para a retomada guarani Tekoá Karanda’ty.
Ficha técnica:
Direção, Roteiro e Produção: Romir de Oliveira Rodrigues
Codireção e Produção: Ulisses Da Motta
Montagem e Efeitos Especiais: Vitório Beretta
Direção de fotografia e Câmera: Tiemy Saito
Direção de Arte, Produção de Arte e Figurino: Gianna Soccol
Trilha Sonora Original: Luiz Inácio Oliveira
Edição e Mixagem de Som: Roberto Coutinho
Técnica de Som Direto: Ray Fisch
Assistente de Câmera e Logger: Nicole Vaz
Entrevistados: Carmen Lucia Soares Rodrigues, Guilherme Dias, Leonardo Costa, Nelson Postay, Isabel Mombach e Xeramoin Alexandre
Elenco: Maicon Palermo Leites, Sabrina Barcelos Corrêa e Miguel Corrêa Leites