Documentário sobre Daniel Marques estreia no CineBancários

Documentário sobre Daniel Marques estreia no CineBancários

Produção celebra a vida do artista e questiona os efeitos da exclusão racial

Correio do Povo

A vida do artista Daniel Marques é tema do filme

publicidade

O longa-metragem “Diga o que quiser! eu vou ser feliz à beça!", dirigido pelo cineasta paulistado Renato Candido, entra em cartaz nesta quinta-feira, 25 de maio, 19h, com exclusividade no CineBancários, em Porto Alegre. O documentário, produzido em 2023, celebra a vida do jovem poeta, ativista, preto e periférico Daniel Marques, que se suicidou em 2017, e traz questionamentos sobre a saúde mental da juventude negra. É uma leitura de todo um sistema de exclusão racial que tem resultado em adoecimento desta população.

O filme é distribuído pela Borboletas Filmes & Pombagens, que faz sua estreia em um circuito comercial. “Estamos extremamente empolgades com essa conquista, ao lado de Renato Candido e de todos os agentes envolvidos na produção da obra”, revela a CEO da empresa, cineasta Camila de Moraes.

A produção terá sessões no CineBancários (rua General Câmara, 424), bairro Centro Histórico) a partir do dia 25 de maio, de terça a domingo, sempre às 19h.

Sobre o diretor Renato Candido

Renato Candido é cineasta negro formado em 2007 no bacharelado em Audiovisual pela ECA/USP. Em 2011 concluiu mestrado em Ciências da Comunicação e, em 2022, formou-se doutor em Meios e Processos Audiovisuais. Ao longo de sua carreira acadêmica desenvolveu trabalhos que abordam assuntos relacionados à representação e à importância da presença de pessoas negras no audiovisual.

Ficha Técnica:

Roteiro e Direção: Renato Candido

Produção: Pamela Aleixo e Lico Cardoso

Som direto e Desenho de Som: Pamela Aleixo e Lico Cardoso

Direção de Fotografia: Nuna Nunes

Montagem: Eric Christani, Lais Lima (Tangerina) e Edilene Cardoso

Elenco: Severina Marques, Jô Freitas, Rafael Araujo, Aloysio Letra, Yunei Rosa, Juliana Jesus, Thaís Chocolate, Pedro Peu, Thayla Fernandes

Produtora: Dandara Produções

Distribuição: Borboletas Filmes & Pombagens


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 12 de julho de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895