Documentários de Éric Rohmer ganham exibição na Cinemateca Capitólio

Documentários de Éric Rohmer ganham exibição na Cinemateca Capitólio

Ciclo mostrará coleção de filmes educativos feitos na década de 1960

Correio do Povo

Documentários de Éric Rohmer ganham exibição na Cinemateca Capitólio

publicidade

A partir desta terça-feira, a Sala Multimídia da Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, equina com Borges de Medeiros) exibe a série de oito filmes educativos que Éric Rohmer, um dos principais nomes da Nouvelle Vague, realizou para a tevê francesa nos anos 1960, contemplando autores literários como Cervantes, Victor Hugo e Edgar Allan Poe. Com exibição em DVD com legendas em português, o ciclo tem o apoio da Embaixada da França, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, o Institut Français e da distribuidora Canopé.

Apesar de ter iniciado sua carreira como diretor na mesma época que François Truffaut, Jean-Luc Godard e outros expoentes da Nouvelle Vague, Rohmer só se tornou conhecido como realizador cerca de uma década depois da eclosão do movimento, quando seu quarto longa-metragem, “Minha Noite com Ela”, de 1969, foi indicado à Palma de Ouro em Cannes e ao Oscar de melhor roteiro original. Porém, pouco divulgado é que uma série de documentários realizados por Rohmer para a TV francesa na década de 1960 teve papel decisivo na sua formação enquanto diretor.

Trata-se de uma série de documentários didáticos produzidos pelo Centro Nacional de Documentação Pedagógica. Essa coleção de oito documentários foi realizada entre os anos de 1964 e 1969 e agora pode ser vista na Cinemateca Capitólio. O ciclo “Kirk Douglas faz 100 anos” divide os horários com esta mostra até o dia 19 de março.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895