Arte & Agenda

Documentários produzidos pela Casa de Cinema integram festival nacional

“Quem é Primavera das Neves” e “Cidades Fantasmas” foram selecionados para É Tudo Verdade

“Quem é Primavera das Neves” é um dos selecionados
“Quem é Primavera das Neves” é um dos selecionados Foto : Reprodução / CP
Dois documentários produzidos pela Casa de Cinema de Porto Alegre foram selecionados para o mais importante festival do gênero no Brasil. "Quem é Primavera das Neves", dirigido por Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, e "Cidades Fantasmas", dirigido por Tyrell Spencer, integram a lista de sete produções nacionais inéditas a participar da Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens do É tudo verdade - 22º Festival Internacional de Documentários. O evento ocorre entre os dias 19 e 30 de abril  no Rio de Janeiro e São Paulo.

O filme "Quem é Primavera das Neves" retrata a história da tradutora Eulalie Ligneul e de sua amiga de infância, a artista plástica Anna Bella Geiger. Coproduzido com a Globo Filmes, longa deve estrear nas salas comerciais em junho. 

Já projeto "Cidades Fantasmas" será lançado em dois formatos: um longa-metragem documentário e uma série documental de oito episódios de 15 minutos cada, em coprodução com o Canal Brasil. O filme conta a história de cidades prósperas que abrigaram populações inteiras e hoje estão abandonadas e consumidas pelo tempo. Esquecidas pelos mapas, a produção refaz os passos das populações de oito dessas cidades. No Brasil, estão na lista Ararapira (PR), Cococi (CE), Fordlandia (PA), Minas do Camaquã (RS) e Vila do Ventura (BA). As demais são Epecuén, na Argentina, Armero, na Colômbia, e Humerstone, no Chile.

Em 2017, o É Tudo Verdade conta com 82 títulos de 30 países, com 16 estreias mundiais. Após as exibições durante o evento, premiados e destaques participam de um circuito de itinerâncias que passará por Porto Alegre e Brasília.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 18 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio