Documentários que focam questões sociais entram em cartaz nesta quinta

Documentários que focam questões sociais entram em cartaz nesta quinta

Longas resgatam histórias do passado que trazem à tona preconceito e direitos humanos

Correio do Povo

Camila de Moraes e Mariani Ferreira, mulheres à frente do documentário "O Caso do Homem Errado"

publicidade

Entra em cartaz hoje o documentário brasileiro “O Caso do Homem Errado”, dirigido por Camila de Moraes, cineasta que atualmente está morando na Bahia. O longa conta a história do jovem operário negro Júlio César de Melo Pinto, que foi executado pela Brigada Militar, em 1987, em Porto Alegre. O crime ganhou notoriedade após a imprensa divulgar fotos de Júlio sendo colocado com vida na viatura e chegar, 37 minutos depois, morto a tiros no hospital.





O filme traz o depoimento de Ronaldo Bernardi, o fotógrafo que fez as imagens que tornaram o caso conhecido, da viúva do operário, Juçara Pinto, e de nomes respeitados da luta pelos direitos humanos e do movimento negro no Brasil. O filme também apresenta dados atuais sobre a violência contra a comunidade negra.

Nesta quinta-feira, será realizada uma sessão comentada no CineBancários (Rua General Câmara, 424). A exibição do filme será às 19h. Logo após, o debate vai contar com a presença da produtora executiva Mariani Ferreira, jornalista de Porto Alegre, da advogada Karla Meura, do Major da Brigada Militar Dagoberto Albuquerque da Costa, e da diretora Camila. A mediação será feita pelo jornalista Airan Albino. O debate é aberto ao público.

Também no CineBancários, nas sessões das 15h e 17h, entra em cartaz outro documentário brasileiro: “A Luta do Século”, dirigido por Sérgio Machado (de “Cidade Baixa”). O filme narra a trajetória dos pugilistas Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro, que encontraram no boxe uma maneira de escapar da miséria e tornaram-se dois dos maiores ídolos do esporte nordestino. A rivalidade entre eles colocou em pé de guerra Bahia e Pernambuco nos anos 90. Mas hoje ambos vivem na pobreza.




Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895