Dois aniversários em um concerto em Porto Alegre

Dois aniversários em um concerto em Porto Alegre

Orquestra Theatro São Pedro comemora nesta terça o aniversário de 165 anos do TSP e também os 150 anos do Tribunal de Justiça do RS

Arte & Agenda

A Orquestra Theatro São Pedro apresenta hoje composições de Mozart, Alberto Nepomuceno e Joseph Haydn

publicidade

A série Concerto Theatro São Pedro apresenta nesta terça-feira, às 20h, no palco do TSP (Praça da Matriz, s/nº), um concerto com a Orquestra Theatro São Pedro que comemora dois aniversários: os 165 anos do Theatro São Pedro e os 150 anos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Para esta noite de celebração, a Orquestra terá a presença dos solistas Ana Paula Schmidt (violino) e Jauro Von Gehlen (piano), além da regência do maestro Evandro Matté. No programa da noite clássica, estão composições de Wolfgang Amadeus Mozart (“Eine Kleine Nachtmusik”), Alberto Nepomuceno (“Suíte Antiga”, “Joseph Haydn (“Concerto para violino, piano e orquestra em Fá Maior, Sob. XVIII”). Os ingressos são gratuitos, mediante 2 kg de alimento não perecível, disponíveis na recepção do Multipalco. 

A OTSP se destaca como uma das principais orquestras do Estado do RS e desponta com projetos sociais, ao longo do ano, com a Orquestra Jovem Theatro São Pedro e aulas gratuitas de instrumentos para crianças. Foi criada em 1985 e tem como compromisso honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, da série Theatro São Pedro, a OTSP apresenta a série Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.

A violinista Ana Paula Schmidt começou a dedicar-se ao violino aos seis anos de idade com José Carlos Lima. Em 1998, passou a estudar na classe do professor Marcello Guerchfeld, no curso de extensão na Ufrgs, onde graduou-se sob orientação de Hella Frank. Concluiu seu mestrado na Michigan State University, sob orientação de Dmitri Berlinsky e em 2016, recebeu o Diploma Artístico pela Azusa Pacific University, sob a orientação de Nathan Cole. Integrou as orquestras Filarmônica da PUCRS, de Câmara do Theatro São Pedro e a Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. Atuou também como convidada na Lansing Symphony Orchestra, Jackson Symphony Orchestra e na West Michigan Symphony Orchestra. Foi membro da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais até março de 2022 e atualmente integra o naipe dos primeiros violinos da Ospa.

Evandro Matté é diretor artístico e maestro da Orquestra Theatro São Pedro, da Ospa e do Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Ufrgs, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Como convidado, esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e EUA. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895