Dois concertos gratuitos neste domingo, dia 2 de julho, em Porto Alegre

Dois concertos gratuitos neste domingo, dia 2 de julho, em Porto Alegre

Poderão ser conferidas apresentações da Orquestra de Câmara da Ulbra e da Ospa Jovem

Correio do Povo

A Ospa Jovem é a Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós, regida pelo Arthur Barbosa

publicidade

No domingo, dia 2 de julho, poderão ser conferidos dois concertos gratuitos em Porto Alegre. Confira a programação musical da Orquestra de Câmara da Ulbra e da Ospa Jovem. 

Orquestra de Câmara da Ulbra e compositores brasileiros

A Orquestra de Câmara da Ulbra será regida por Cláudio Cohen, maestro titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, de Brasília (DF), no Domingo Clássico. Ele comanda um programa com os compositores brasileiros Cláudio Santoro e Alexandre Guerra e o húngaro Béla Bartók. O concerto é, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca. Haverá distribuição de senhas uma hora antes do início do espetáculo, por ordem de chegada. Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação de alimentos não-perecíveis ou de roupas em bom estado.

A primeira obra a ser apresentada é “Divertimento”, de Bartók - importante pesquisador do folclore musical hungáro. Em seguida, a Orquestra executa “Ponteio”, de Claudio Santoro. A música foi composta em 1953, na fase nacionalista do compositor. A primeira parte, bem ritmada, é contrastada por uma sessão lenta, com uma melodia de grande lirismo executada pelo violino. A última obra do espetáculo é “Três contos para cordas”, de Alexandre Guerra - compositor que tem se destacado no cenário musical brasileiro e internacional não só pela sua produção de trilhas para cinema e televisão, mas também como compositor erudito e arranjador.

Ospa Jovem: de Tchaikovsky a Tom Jobim

Os estudantes de Prática de Orquestra da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) retornam à Casa da Ospa (Av. Borges de Medeiros, 1.501), no domingo, dia 2, às 18h, sob regência de Arthur Barbosa. A entrada é franca e por ordem de chegada.

Com os movimentos “Valsa” e “Cena”, de “O Lago dos Cisnes”, obra imensamente popular de Piotr Tchaikovsky, os alunos iniciam a apresentação. Logo depois, são interpretadas obras da música de concerto que estão nas trilhas-sonoras de clássicos do cinema, como “Valse Triste”, de Jean Sibelius, parte da animação italiana de 1976 “Allegro Non Troppo” (em português, “Música e Fantasia”), e “Uma Noite no Monte Calvo”, de Modest Mussorgsky, trilha-sonora do filme da Disney “Fantasia”, de 1940.

Os ritmos da América Latina ganham destaque na segunda parte. “Fantasia Candombe”, do regente Arthur Barbosa, dá início à sequência de obras latino-americanas. Segundo o compositor, é “uma alusão ao ritmo afro-uruguaio com o mesmo nome”. Logo depois, “Desafinado”, música escrita em 1959 por Tom Jobim, ganha arranjos de concerto para a interpretação dos alunos. O concerto é encerrado com um divertido pot-pourri de mambos do célebre compositor cubano Dámaso Pérez Prado. 

A Ospa Jovem é um grupo orquestral que oferece grande possibilidade de profissionalização aos estudantes do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da Ospa. Muitos ex-alunos que já passaram pelo conjunto atualmente fazem parte da Ospa ou de outras orquestras profissionais.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895