Dois festivais eruditos neste verão no Rio Grande do Sul

Dois festivais eruditos neste verão no Rio Grande do Sul

Festival Internacional Sesc de Música será realizado em Pelotas e o Gramado in Concert na cidade de Gramado

Correio do Povo

Gramado in Concert será realizado de 26 de janeiro a 3 de fevereiro

publicidade

Dois festivais de música de concerto são realizados neste mês de janeiro no Rio Grande do Sul. O 12º Festival Internacional Sesc de Música promete movimentar Pelotas entre os dias 15 a 26 de janeiro. Da mesma forma, o Gramado in Concert entre os dias 26 de janeiro e 3 de fevereiro, agitará Gramado. Ambos os eventos oferecem concertos e recitais gratuitos e atraem centenas de estudantes.

Considerado um dos maiores de música de concerto da América Latina, o 12º Festival Internacional Sesc de Música, promoverá aulas com 50 professores e cerca de 400 alunos de 22 estados brasileiros, além de estudantes de música da Argentina, Chile, Peru e Uruguai. Todos em busca de aprimorarem suas técnicas nos cursos de diversos instrumentos, como violino, viola, violoncelo e harpa.

Além das aulas, o Festival terá 63 apresentações gratuitas para a população, incluindo iniciativas do Festival na Comunidade, que leva a música para locais como hospitais e igrejas, e o Palco Móvel, que circulará por bairros de Pelotas. Os recitais e concertos também poderão ser apreciados no Theatro Guarany, Clube Caixeiral, Conservatório de Música da UFPel, Praia do Laranjal. Entre as várias atrações está a apresentação da a ópera “I Pagliacci”, do italiano Ruggero Leoncavallono, no dia 18 de janeiro, com a Companhia de Ópera do RS, o grupo pelotense Tholl, além do coro por conta da Sociedade Música Pela Música de Pelotas (SMPM).

Gramado in Concert

Já entre os dias 26 de janeiro e 3 de fevereiro, será a vez da cidade de Gramado celebrar a décima edição do Gramado in Concert com um recorde de 400 alunos participantes. A abertura do festival será no dia 26, às 20h, no Expogramado, com a Orquestra Sinfônica de Gramado e regência de Leandro Serafim.

Em nove dias de programação gratuita, a música erudita tomará conta da cidade com os 10 concertos de orquestras, bandas e corais, 14 concertos de grupos de câmara, oito concertos itinerantes em hotéis e sete intervalos musicais, além de 10 ações formativas para o público e de recitais com alunos e professores. Entre as atrações convidadas, destaque para a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira, a Orquestra Filarmônica de Córdoba, da Argentina, e a Banda de Música da Base Aérea de Canoas.

Gramado também irá receber grupos internacionais, como o Quinteto de Sopros Aukan, do Chile, e o Grupo Nani Celloquartet, da Alemanha. Já entre os brasileiros, estão o Quinteto Acauã, da Bahia, a Orquestra Amare, de Minas Gerais, o Quarteto Zahir, de São Paulo, o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, e o Grupo NewChoro, também do Ceará.

O Expogramado, principal palco do festival, vai receber um espaço de convivência para marcar a edição comemorativa. Além de apresentações musicais, o centro de eventos terá área gastronômica. O local receberá eventos musicais em diversos horários, principalmente, a partir das 18h. Depois, às 20h, os concertos que serão realizados no Pavilhão 3 do Expo. O novo local, bem maior, terá auditório com infraestrutura para receber os concertos especiais.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895