‘Domésticas, o Filme’ é atração nesta segunda

‘Domésticas, o Filme’ é atração nesta segunda

Filme de Fernando Meirelles e Nando Olival, encerra hoje o ciclo Ibero-americano de cinema do Cineclube Torres, no litoral gaúcho

Correio do Povo

Filme DOMESTICAS, no Cineclube Torres

publicidade

É com uma sessão especial do filme “Domésticas” que se encerra hoje, 20h, o 10º Ciclo de Filmes de Expressão Iberoamericana, na Sala Gilda e Leonardo do litoral gaúcho, com a organização do Cineclube Torres. Desde março deste ano, o Cineclube da cidade litorânea vem realizando este encontro da cinematografia Iberoamericana com seu público. Depois de apresentar outras obras importantes do cinema brasileiro, a atração desta segunda-feira é a produção que reuniu a dupla Nando Olival e Fernando Meirelles, que encararam o desafio de colocar na objetiva uma problemática até então pouco lembrada, a do trabalho doméstico. Partiram de uma obra teatral homônima, “Domésticas”, de Renata Melo, que no filme interpreta a personagem Cida.

Da peça, o filme mantém as características de gênero, a comédia, mas adiciona uma visão humanista e sociológica, a mesma que depois foi utilizada, logo em seguida, com grande sucesso mundial, às dinâmicas da favela em “Cidade de Deus”. Na trama da produção atual, um grupo de empregadas domésticas conta suas desventuras em busca de futuro melhor, ou da patroa perfeita. Limpam casas e sonham com carreira de modelo, casamento, um marido melhor, estudos. Cinco delas têm expectativas diferentes, mas vivem no dia a dia a mesma realidade. Estas cinco integrantes de um Brasil “pouco notado” estão presentes no filme: Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo. Uma quer se casar, a outra é casada mas sonha com um marido melhor. Uma sonha em ser artista de novela, outra acredita que tem por missão na Terra servir a Deus e à patroa. Todas têm sonhos distintos e vivem a mesma realidade: trabalhar como empregada doméstica.

A sessão de “Domésticas” encerra o 10º Ciclo de Filmes de Expressão Iberoamericana, mas a programação cinematográfica continua, toda segunda feira, organizada pelo Cineclube Torres, Associação sem fins lucrativos, Ponto de Cultura pela Lei Cultura Viva e Ponto de Memória pelo Ibram, além doutros patrocínios.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895