Arte & Agenda

Drama sobre guerra no Iraque fica mais perto do Oscar

The Hurt Locker ganhou prêmio máximo do Sindicato de Produtores da América

The Hurt Locker, filme da diretora Kathryn Bigelow, ganhou prêmio máximo do Sindicato de Produtores da América
The Hurt Locker, filme da diretora Kathryn Bigelow, ganhou prêmio máximo do Sindicato de Produtores da América Foto : LOS ANGELES, EUA (AFP)
O drama sobre a guerra no Iraque "The Hurt Locker" ganhou o prêmio máximo do Sindicato de Produtores da América (PGA), considerado crucial no caminho para o Oscar.

Este filme de baixo orçamento sobre um especialista em desativar bombas do exército americano ganhou no domingo o prêmio máximo de produtores do ano, o Darryl F. Zanuck, uma semana depois de ter sido apresentado na cerimônia do Globo de Ouro e sair sem nenhum prêmio.

O prêmio dado pelo PGA foi compartilhado pela diretora do filme Kathryn Bigelow (que foi produtora), Mark Boal (roteirista), Nicolas Chartier e Greg Shapiro.

Seis dos nove ganhadores de edições anteriores do prêmio se tornaram vencedores do Oscar, que este ano ocorre dia 7 de março em Hollywood, enquanto os indicados serão divulgados dia 2 de fevereiro.

A vitória de "The Hurt Locker" faz com que esse filme, elogiado pela crítica, se torne um rival na luta pelo Oscar de melhor filme, no momento em que a superprodução "Avatar" se tornou o único favorito após ganhar dois Globos de Ouro na semana passada.

"Avatar" foi um dos outros candidatos dos prêmios do PGA, onde competiram também "Distrito 9", "An Education", "Inglorious Basterds", "Invictus", "Precious", "Star Trek", "Up" e "Up in the air".
O prêmio de melhor filme de animação foi para "Up", enquanto que a o melhor documentário foi para "The Cove".

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 25 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio