Duas exposições abrem hoje em Porto Alegre

Duas exposições abrem hoje em Porto Alegre

"Sob Forma de Oração" tem início no Porão do Paço Municipal e "3XPOA" inaugura na Casa Pátria

Correio do Povo

Detalhe de obra de Vera Wildner

publicidade

A quarta-feira será de abertura de duas mostras em Porto Alegre. “Sob Forma de Oração” tem abertura às 18h no Porão do Paço Municipal (praça Montevidéu, 10). A curadoria é de Maria Amélia Bulhões. Vera Wildner é uma personagem importante da cena artística local. Sua profundidade atravessou as vidas de artistas e alunos durante as décadas em que foi professora do Atelier Livre Xico Stockinger.

A mostra reúne o trabalho da artista, já falecida, às obras da filha, Karin W. Paiva, e do sobrinho André Santos. Os três artistas que, além de fortes laços familiares e afetivos, trazem em comum a intenção de lidar com os mistérios da vida humana. “A recorrente utilização de símbolos, mitos e a configuração de ritos são estratégias na realização de desejos, semelhantes àquelas que estiveram implícitas nos inúmeros procedimentos mágicos de culturas milenares. O título da mostra aponta a procedimentos considerados como oração, ou seja, mensagens visuais proferidas em forma de aspiração a algo mais que o cotidiano humano”, afirma a curadora. 

Vera sempre articulou o trabalho criativo com a prática budista, refinando as obras na vivência do vazio e na plenitude da luz. Sua última exposição, "O fim é o começo", conduzia o visitante por uma deriva sensorial que o capturava e jogava em abismos. Ela está acompanhada por Karin, que faz sua jornada pessoal e artística seguindo trilhas das mensagens xamânicas, recuperando signos e ensinamentos dessa tradição. André completa a tríade sem recorrer a nenhuma tradição, estabelecendo uma espécie de ritual, configurado em desdobramentos do espaço, criando trajeto para refletir sobre a existência, tendo a morte como pano de fundo. 

Fotografia 

O fotógrafo Nilton Santolin inaugura a exposição “3 x POA” hoje, às 19h, na Casa Pátria (Pátria, 475), em Porto Alegre. Santolin transforma registros fotográficos em arte e faz da Capital a musa inspiradora em “3 x POA”. Inserida no Projeto Cultural Casa Pátria – O Lado Bom do Brasil, a inauguração conta ainda com show da banda Wood&Steel Duo – Rock, Blues e Jazz e homenagens ao bailarino Eduardo Severino, ao jornalista Juremir Machado da Silva, ao ator Renato Del Campão e ao artista plástico Ricardo Giuliani. Durante a abertura, haverá intervenção cênica com a diretora e atriz Sandra Loureiro e o ator Dejair Ferreira. A mostra tem entrada franca e fica em cartaz até 12 de maio, de terça a sábado, das 14h às 23h.

Na exposição com apoio da Delphus Galeria de Arte, Santolin apresenta 47 olhares e interpretações sobre Porto Alegre, divididos em três séries: “Adulteradas”, marca registrada do artista, mostra perspectivas inusitadas da cidade; em “Polaroides: Céu Azul de Porto Alegre”, ele transforma fotografias em ilustrações; “Clássicas – Black and White and Color” é reservada aos registros de locais e paisagens marcantes da Capital, como pôr do sol, Cais do Porto, Praça da Matriz e a Fonte Francesa da Redenção.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895