Duas exposições são inauguradas em Gramado

Duas exposições são inauguradas em Gramado

Evento ocorre neste sábado, às 11h, no Centro Municipal de Cultura

Detalhe de obra de Clara Pechansky (2021)

publicidade

Duas exposições estarão sendo abertas neste sábado, às 11h, no Centro Municipal de Cultura de Gramado (rua Leopoldo Rosenfeld, 818). “Duas mulheres de fino traço” é uma delas e reúne obras das artistas visuais Clara Pechansky e Liana Timm, que comemoram 65 e 52 anos de carreira, respectivamente, com a exposição conjunta. As obras são acompanhadas por textos do escritor Flávio Tavares e do crítico de arte Jacob Klintowitz, além de depoimentos das próprias artistas.

Clara e Liana vão apresentar 30 desenhos a traço de nanquim, acrílica, pastel, lápis de cor e colagem de tecido. As carreiras das duas se entrelaçam nos últimos 40 anos e a  paixão pelo desenho manteve-se sempre acesa. Juntas, produziram eventos significativos e conduziram suas trajetórias sem fazer concessões. O estilo de ambas se reafirma com o passar dos anos, mas elas permanecem correndo o risco: onde o traço de cada uma predomina, a emoção persiste, as ideias se mantêm perenes. Através do traço se expressam, e a posição de cada uma fica muito nítida, como são nítidos e precisos os recursos gráficos que utilizam. O amor aos grandes mestres das artes, à música, à literatura e as relações familiares constantes permeiam as realizações da dupla. Em “Duas mulheres de fino traço”, elas dizem que o “traço afetuoso” de Clara encontra o “traço sensível” de Liana.

No mesmo horário e local, será aberta a exposição Miniarte, com o tema “Vida”, projeto coordenado por Pechansky. Esta mostra reúne 260 trabalhos, de artistas de 14 países. As obras são apresentadas em fotos no tamanho de 14,5 x 14,5cm, com técnicas variadas.
A entrada para as exposições é gratuita, seguindo os protocolos sanitários. A visitação poderá ser feita até 10 de outubro, de segundas a sextas-feiras, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h45min. 
De 4 a 26 de novembro, a Miniarte será remontada na Gravura Galeria em Porto Alegre. O catálogo virtual está disponível no site www.miniartex.org.


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895