Duo Metapiano se apresenta no projeto Ecarta Musical

Duo Metapiano se apresenta no projeto Ecarta Musical

Recital gratuito ocorre neste sábado

Correio do Povo

Duo Metapiano conta com a trompetista Daniela Garcia e a pianista Elda Pires

publicidade

A trompetista Daniela Garcia e a pianista Elda Pires apresentam neste sábado, dia 8, às 18h, o Duo Metapiano no projeto Ecarta Musical. O recital mostra a diversidade dos instrumentos como o trompete piccolo, cornet, flugelhorn, trompete e o eufônio executados por Daniela Garcia acompanhada do piano por Ela Pires, que traz sua incrível habilidade de navegar através de cinco séculos de evolução da música. O evento ocorre na Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943), em Porto Alegre, com entrada franca.

 O repertório vai do período barroco até a modernidade. Foram escolhidas obras de compositores como Giuseppe Torelli,  Alexander Arutunian, Erik Satie, Gilles Herbillon, Enzo de Rosa, Guillaume Balay e C. Saint-Saëns.
 
O Duo Metapiano nasceu em 2022, a partir das experiências da trompetista Daniela Garcia em sala de aula com alunos. Os estudantes desejavam conhecer mais sobre os diferentes tipos e timbres dos instrumentos de metais. Daí surgiu a ideia de um recital para demonstrar as variações desses instrumentos com o exímio acompanhamento da pianista Elda Pires.

Na entrada do evento, são aceitas doações de alimentos para o projeto Cozinha Solidária.
 
Trajetórias
 
Daniela Garcia é trompetista, professora e produtora musical em Porto Alegre. É bacharel em música pela UFPB e primeira mulher trompetista brasileira a conquistar o título de mestre em trompete, pela University of Massachusetts Amherst (2020). Idealizadora do “Encontro Pernambucano de Metais” (2015 e 2016) e Sopra Metais –  Brazilian Brass Festival (2020). Atualmente é professora de música na escola EArte e Aldeia da Fraternidade e é trompetista nos grupos “O Fabuloso Concerto”, “Bate e Sopra” e “Não mexe comigo que eu não ando só”.
 
Elda Pires é bacharela em piano pelo Instituto de Artes da UFRGS. Trabalhou como professora de piano na Fundação Municipal de Artes de Montenegro e como pianista acompanhadora na  Escola de Música Pablo Komlós, da OSPA. Dedicou-se, durante toda sua vida profissional, como pianista camerista e professora.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895