Edital de ocupação do Espaço Força e Luz está com inscrições abertas até dia 31

Edital de ocupação do Espaço Força e Luz está com inscrições abertas até dia 31

Serão selecionados projetos expositivos para ocupação da Galeria O Arquipélago

Letícia Pasuch

Os projetos serão avaliados por uma comissão de profissionais do Espaço

publicidade

O Espaço Força e Luz está com inscrições abertas para o Edital Força e Luz Energia Cultural, que irá selecionar quatro projetos expositivos individuais ou coletivos para a ocupação da Galeria O Arquipélago em 2024. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até este domingo, dia 31. Os projetos vencedores ganharão o prêmio de R$ 2 mil, sendo um deles na categoria “Primeira Individual”.

Marina Feldens, produtora cultural do Espaço Força e Luz, explica que o principal foco do novo edital está em agregar diferentes linguagens artísticas do campo das Artes Visuais. Porém, as ocupações não se limitam unicamente a essa área. “A ideia é ampliar as possibilidades visando a multidisciplinaridade, a diversidade da produção artística e democracia de acesso”, diz Marina. O objetivo é disponibilizar espaços para diferentes manifestações culturais contemporâneas, incentivando a troca entre diferentes produções artísticas e a comunidade local, além de estimular a reflexão sobre a produção de artistas, curadores e pesquisadores e fomentar a interseccionalidade entre as artes visuais e o patrimônio.

A seleção dos projetos será realizada por uma comissão avaliadora composta por profissionais do Espaço. Em relação aos critérios de avaliação, serão analisados a relevância e ineditismo das obras e do projeto no cenário nacional; a coerência conceitual entre o projeto e as obras; a clareza no memorial técnico descritivo; a viabilidade e adequação do projeto no Espaço Força e Luz, e a atividade educativa. Cada critério vale 20 pontos na análise, mas haverá uma pontuação extra para os projetos que dialoguem com o acervo da Fundação, ou cujas temáticas se enquadrem em situação de vulnerabilidade social, valendo 10 pontos cada.

A atividade educativa oferecida pelo projeto passa a ser obrigatória na soma das pontuações gerais – em outros editais, funcionava apenas como pontuação extra. “A ideia dessas mudanças parte da importância e estímulo em pensarmos ativações educativas acerca dos projetos elaborados, fazendo parte da programação do Espaço Força e Luz. Essa é uma chance única de desenvolver diferentes ações a partir da pesquisa apresentada na exposição e ter aproximação e contato com os públicos interessados”, detalha Marina.

Para se inscrever, é necessário encaminhar os documentos, que se encontram no edital em www.eflcultural.org.br/editais, para o e-mail edital2023@eflcultural.org.br. O resultado da seleção será divulgado em 7 de fevereiro de 2024, no site www.eflcultural.org.br e nas redes sociais do Espaço Força e Luz.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895