‘Efeito Sandy’ leva a aumento de 400% nas vendas de obra de Tolstoi
Lucas Lima compartilhou uma reflexão sobre "A Morte de Ivan Ilítch" no seu Instagram
publicidade
Lucas Lima sempre indica livros em seu perfil do Instagram. Os posts eram restritos aos seus seguidores até o anúncio da separação de Sandy, no dia 25 de setembro. E sua publicação sobre "A Morte de Ivan Ilítch" chamou atenção. "Baita reflexão sobre a vida, sobre escolhas e os porquês destas", escreveu. As pessoas quiseram entender o que aquilo significava e de que forma Tolstoi e um livro do século XIX poderiam ter influenciado no divórcio de Sandy e Lucas.
Os números brutos de vendas não são tão altos, mas a variação é notável, consequência do que o mercado editorial já chama de "efeito Sandy". Na maior rede de livrarias do País, a Leitura, as vendas de "A Morte de Ivan Ilítch" cresceram 400%. Da quinta, 28, até a quinta, 5, foram comercializadas 430 cópias. Na semana anterior, foram vendidos apenas 83.
Na Livraria da Travessa, há sete edições diferentes da obra. Nos últimos 30 dias, foram vendidos 134 exemplares - quase o dobro do que no mês anterior. A Editora 34 confirma aumento nas vendas. Na sexta, 6, a versão digital do livro, pela Antofágica, estava em terceiro lugar na Amazon, na categoria de clássicos.
Jorge Sallum, diretor da Hedra, chamou de "brutal" o pico de reproduções do audiolivro lançado há dois meses como streaming no Spotify, com tradução de Irineu Franco Perpetuo. Foi um pico de quase 3.000%. Se antes a obra era ouvida por pessoas na faixa dos 35 ou mais, depois do post ele estourou na faixa dos 15 aos 34 anos. E aumentou também o tempo de escuta.