Eminem vence processo contra Partido da Nova Zelândia e receberá 400 mil dólares

Eminem vence processo contra Partido da Nova Zelândia e receberá 400 mil dólares

Uso de faixa semelhante a "Lose Yourself" em anúncios de campanha foi levado ao tribunal<br />

Correio do Povo

"Eminem Esque" foi usado mais de 186 vezes em propagandas para a televisão

publicidade

O Partido Nacional da Nova Zelândia deverá pagar mais de 400 mil dólares ao rapper Eminem por usar um música semelhante ao seu hit "Lose Yourself", de 2002, durante sua campanha nas eleições de 2014, determinou um Tribunal Federal do país. O jingle, intitulado "Eminem Esque" e usado mais de 186 vezes em propagandas para a televisão antes tirado do ar, foi julgado como tendo "copiado substancialmente" o ritmo e a melodia da canção do artista norte-americano.

O presidente do Partido Nacional, Peter Goodfellow, afirmou que a música era licenciada com um dos principais órgãos de direitos autorais da indústria na Nova Zelândia, a Sociedade Australasiana de Donos de Direitos Autorais Mecânicos (AMCOS). "Estando licenciada e disponível para compra, e tendo acatado conselhos de nossos fornecedores, o partido acreditou que a compra era legal", disse em um comunicado.

"Essa decisão é um alerta para produtores de músicas e a seus clientes em toda parte", disse em comunicado Adam Simpson, diretor da Simpsons Solicitors, que atuou a favor da companhia de música de Eminem, a Eight Mile Style. O processo teve início em 2014, e o tribunal considerou que a Eight Mile Style tem direito a danos com juros do dia 28 de junho daquele ano.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895