Encontrada em Israel moeda de 1850 anos

Encontrada em Israel moeda de 1850 anos

A peça foi descoberta na costa da cidade de Haifa

AFP

Moeda encontra na costa leste de Israel foi considerada 'extremamente bem conservada'

publicidade

Uma rara moeda de bronze de 1850 anos "extremamente bem conservada", representando a deusa lunar romana Luna, foi descoberta na costa de Israel - informou a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês).

A peça com o retrato da deusa Luna sobre o signo zodiacal de Câncer de um lado, e a cabeça do imperador romano Antonino Pio, do outro, foi encontrada em frente à cidade costeira de Haifa, no norte do país.

"Esta é a primeira vez que se encontra uma peça desse tipo na costa de Israel", disse o diretor do Departamento de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel, Jacob Sharvit, em um comunicado divulgado na segunda-feira (25).

O objeto estava em um "pequeno butim", junto com outras peças, disse Sharvit à AFP nesta terça-feira (26), acrescentando que as circunstâncias da descoberta indicam que houve um naufrágio nas proximidades.

Essas peças "foram extremamente bem preservadas. Algumas são, realmente, muito raras, e sua descoberta completa partes do quebra-cabeças histórico do passado do país", completou Sharvit.

A moeda da deusa romana foi cunhada sob o mandato de Antonino Pio (138-161 d.C.) em Alexandria, Egito, de acordo com o IAA. A peça traz a inscrição "ano oito", correspondente ao oitavo ano do reinado do imperador, marcando o apogeu da "Pax Romana", um período de relativa calma no Império Romano.

Diferentemente de seus antecessores, Antonino Pio não foi soldado e nunca participou de batalhas. "Construiu templos, teatros, mausoléus magníficos e promoveu a ciência e a filosofia", concluiu o IAA.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895