Arte & Agenda

Escritor Ray Bradbury morre aos 91 anos

Autor americano ficou famoso ao escrever "Fahrenheit 451", futuramente adaptado para o cinema

Escritor Ray Bradbury vendeu mais de oito milhões de livros no mundo todo
Escritor Ray Bradbury vendeu mais de oito milhões de livros no mundo todo Foto : JM Huron / AFP / CP
O lendário escritor americano de ficção científica, Ray Bradbury, autor de "Fahrenheit 451" e de "Crônicas Marcianas", entre outras obras, morreu aos 91 anos, anunciou a família do autor nesta quarta-feira. A editora dele, HarperCollins, confirmou que Bradbury morreu na terça-feira em sua casa de Los Angeles, nos Estados Unidos, após uma "longa doença”. "Em uma carreira de mais de 70 anos, Ray Bradbury levou gerações de leitores a sonhar, pensar e criar", declarou a editora em um comunicado.

O escritor havia sofrido um derrame cerebral em 1999, mas conseguiu retomar seu trabalho alguns anos depois. Após o anúncio, diversas flores foram deixadas em cima de sua estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. "O mundo perdeu um dos melhores escritores que conheceu e um dos homens mais queridos para mim. RIP Ray Bradbury (avô nº 1)", escreveu no microblog Twitter o neto do autor, Danny Karapetian.

A ficção de Bradbury revelou um homem preocupado com a vida espiritual da humanidade diante do materialismo da sociedade. Sua obra mais lembrada, "Fahrenheit 451" (1953), escrita em plena Guerra Fria, aponta os males da censura e do controle do pensamento em um Estado totalitário. A história ficou famosa no mundo inteiro após a adaptação para o cinema do cineasta francês François Truffaut em 1966.

O livro entrou de forma brilhante na tradição de grandes livros "distópicos" (em oposição aos "utópicos"), descrevendo sociedades onde um governo autoritário central, oprime a totalidade ou parte dos seus cidadãos. Um gênero ilustrado anteriormente por "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, ou "1984", de George Orwell, mas que Ray Bradbury introduziu ao público em geral, e que continua a ser extremamente popular atualmente, como evidenciado pelo sucesso do livro da série "Hunger Games" ("Jogos Vorazes"), da americana Suzanne Collins, recentemente adaptado para o cinema.

Ray Bradbury teve mais de 600 contos e 30 romances publicados. Além disso, ele escreveu também muitas peças de teatro e roteiros para filmes, como "Moby Dick" (1956) para John Huston, e para a televisão, incluindo "A quarta dimensão" e episódios de "Alfred Hitchcock Presents". O escritor vendeu mais de 8 milhões de livros, que foram traduzidos em 36 línguas.

Bradbury descobriu a literatura através de Edgar Allan Poe

Ray Bradbury nasceu em 22 de agosto de 1920, em Waukegan, Illinois, norte dos Estados Unidos. O nome de batismo é Raymond Douglas Bradbury. Inspirado por Edgar Allan Poe, descobriu a literatura aos 7 anos de idade.

Filho de um engenheiro e mãe de ascendência sueca, tinha 14 anos quando seus pais se mudaram para Los Angeles. "A grande diversão na minha vida foi levantar a cada manhã e correr para a máquina de escrever porque alguma nova ideia havia me ocorrido", declarou Bradbury em 2000. "A sensação que tenho a cada dia é, em grande medida, a mesma que quando tinha 12 anos", disse ao celebrar 80 anos.

A fama internacional veio a partir da publicação em 1950 de "Crônicas", um livro elaborado a partir de vários contos curtos. "Fahrenheit 451", chamado de romance distópico de ficção científica, foi publicado em 1953.

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 30 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio