Arte & Agenda

Escritora gaúcha Cláudia Schroeder lança novo livro em Porto Alegre

Editado pela Isto Edições, obra será lançada neste sábado na Livraria Taverna

Evento contará com leitura de poemas pela atriz Silvia Pfeifer
Evento contará com leitura de poemas pela atriz Silvia Pfeifer Foto : Cláudia Schroeder / Divulgação / CP

Claudia Schroeder está com novo livro,“Gatos falando alemão”, o quarto de sua carreira. A autora reuniu 51 poemas que falam do cotidiano, mas o erotismo continua presente, sempre de forma direta, mostrando os tantos lados das questões humanas. Estão lá temas como a maternidade, a angústia, a felicidade. Os poemas são numerados e o título do livro vem de um dos textos, que conta a história de uma mãe manipulada pela filha.

O lançamento de “Gatos falando alemão” acontece dia 5 de outubro, sábado, na livraria Taverna, em Porto Alegre, que acaba de ser reaberta após os estragos causados pela enchente. A tarde de autógrafos vai contar com a presença da atriz Silvia Pfeifer que virá do Rio de Janeiro para participar. “Silvia é muito ligada em poesia e se interessou pelo meu trabalho. A troca vai ser boa”, aposta Claudia.

Com uma produção editorial constante e incentivada pelo escritor Pedro Gonzaga - que assina a apresentação -, ela reuniu alguns textos e enviou para o edital da Isto Edições. Além de Pedro, o livro conta também com um texto da escritora Martha Medeiros na quarta capa.

“Os 51 poemas aqui compilados têm a capacidade de ser um antídoto contra o aborrecimento, contra as certezas cansadas de um tempo cansado de certezas. Lidos em seu conjunto, com o vigor de uma voz que se recarrega a cada verso, saímos com a impressão de que a poeta nos levou a um novo lugar, a uma nova experiência sobre o que julgávamos conhecer. Mais felinos, mais poliglotas, e, ao mesmo tempo, mais acordados para a carnalidade que nos faz sentir”, conta Pedro Gonzaga, escritor e tradutor.

Quando lançou “As partes nuas”(2021), ela teve alguns de seus poemas recitados por Lázaro Ramos, Ana Beatriz Nogueira, Pedro Bial e Lília Cabral, entre outros em vídeo-poemas. No ano seguinte, com “As línguas são para outras coisas”, contou com a cantora Marina Lima que escreveu a orelha do livro e foi à Porto Alegre participar de um evento, especialmente para comentar sobre a obra.

Ao todo, Claudia tem três livros publicados: “Leia-me toda” (Dublinense, 2010) - que conquistou o terceiro lugar no Prêmio Biblioteca Nacional e, por ter a capa em braille, chegou a ser finalista do Prêmio Açorianos de Literatura -, “As partes nuas” (Francisco Alves, 2021) - finalista do Prêmio Ages e Academia Rio-Grandenses de Letras -; e “As línguas são para outras coisas” (Taverna, 2022).

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 16 de novembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio