Esculturas indianas roubadas são apreendidas antes de leilão em NY

Esculturas indianas roubadas são apreendidas antes de leilão em NY

Segundo as autoridades, as duas esculturas tinham procedência ilegal, fruto de contrabando

AFP

A casa de leilões retirou os lotes da venda e diz que está cooperando com a investigação

publicidade

As autoridades americanas apreenderam em Nova York duas antigas esculturas da Índia, supostamente roubadas e que estavam expostas pela casa de leilões Christie's. Parte da coleção de arte indiana e himalaia, as duas peças seriam leiloadas nesta terça-feira. A primeira, um baixo-relevo do século VIII, avaliada entre 200 e 300 mil dólares; e a segunda, uma lápide do século X, com valor estimado entre 100 e 150 mil dólares. 

Ambas foram apreendidas na sexta-feira por agentes da aduana e do Departamento de Segurança Interna. Segundo as autoridades, as duas esculturas tinham procedência ilegal, fruto de contrabando. A operação fez parte de uma ampla investigação batizada de "Hidden Idol" (Ídolo oculto), que identificou o comerciante americano Subhash Kapoor como interceptador. Ele teria adquirido obras roubadas em templos indianos. 

Kapoor foi preso na Alemanha em 2011 e entregue às autoridades indianas. Agora, espera o início de seu processo. Segundo a receita americana, quatro grandes museus e um importante colecionador aceitaram colaborar com os investigadores e restituir algumas obras. "A Christie's dedica recursos consideráveis para ter segurança sobre a origem dos objetos que oferece para venda", disse um porta-voz. A casa de leilões retirou esses lotes da venda e garante que está cooperando com as autoridades na investigação.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895