Arte & Agenda

Espaço de Arte da Casa dos Bancários é inaugurado hoje

Fotos de tribos indígenas do Alto Xingu e do Pará ficarão expostas no local

Jungbluth estará no Espaço Guaibacar
Jungbluth estará no Espaço Guaibacar Foto : João Jacobsen/ Divulgação
O Espaço de Arte da Casa dos Bancários (General Câmara, 424) será oficialmente inaugurado nesta quinta-feira, a partir das 18h30min, com a série "Tribos Indígenas do Alto Xingu e do Pará", da fotógrafa Sandra Genro. A exposição documenta dois momentos ímpares: o Quarup, ritual de homenagem aos mortos e a trajetória de um grupo da Funai à aldeia de índios da etnia Zo''É, atualmente isolada ao máximo do contato com estranhos.

O Quarup é um rito das tribos do Alto Xingu que seria originado por outro, mais antigo, que buscaria trazer os mortos à vida. Hoje, é realizado para homenagear algum falecido ilustre, elevando-o ao mesmo nível dos seus primeiros ancestrais. O segundo traz a etnia dos Zo'É, quase extinta nos anos 80, após ser contatada por missionários que, junto com sua catequese, levou vírus que provocou a morte de centenas de índios. A Funai afastou os invasores do local e isolou a tribo, impedindo o contato com não índios estranhos. Recuperados, os 245 Zo'És vivem hoje na região, divididos em 11 aldeias, com sua saúde física e cultural recuperada e isolados. Estas imagens podem ser conferidas até 15 de agosto, de terças a sextas, das 9h às 20h.

Já "Nelson Jungbluth - a Trajetória" inaugura hoje, às 20h, para convidados, o Espaço Cultural Guaibacar (Sertório, 2485), que estará aberto ao público entre amanhã e 31 de julho, de segundas a sextas, das 8h às 19h, e finais de semana, das 9h às 18h. Falecido em 2008, o artista trabalhou até seus últimos dias na exposição que estava preparando para a galerista Vera Schneider. Como suas atividades foram múltiplas, será apresentada uma pequena parte de seus trabalhos, numa mostra documental, na área de publicidade, ilustrações de capas de livros de Erico Verissimo, Josué Guimarães, entre outros e material do que criou para a Varig. Também estarão na exposição, além de 15 quadros, serigrafias, pratos pintados por Nelson Jungbluth, seus instrumentos de trabalho e obras da coleção particular da família, para comercialização.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 20 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio