Arte & Agenda

Espaço Força e Luz promove a 2° edição do Circuito Força, Luz... Cinema!

Sessões gratuitas de filmes acontecem nesta quarta e quinta-feira, dias 21 e 22 de junho; confira a programação completa

A Câmera de João (2017), de Tothi Cardoso, será um dos filmes exibidos no circuito Força, Luz... Cinema!
A Câmera de João (2017), de Tothi Cardoso, será um dos filmes exibidos no circuito Força, Luz... Cinema! Foto : Larry Sullivan / Divulgação

Em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, dia 19 de junho, o Espaço Força e Luz promove sessões gratuitas de filmes na  2° edição do Circuito Força, Luz... Cinema! As obras, que incluem curta-metragens e documentários, serão exibidas nesta quarta e quinta-feira, dias 21 e 22 de junho, no Auditório Barbosa Lessa, 4° andar do Espaço Força e Luz (rua dos Andradas, 1223). Após cada sessão, haverá debates com mediadores convidados. O evento faz parte do Circuito Difusão Cinema e Direitos Humanos e conta com audiodescrição, tradução em libras e closed caption, para maior acessibilidade. 

A edição tem como objetivo descentralizar e democratizar o cinema nacional e a política de direitos humanos, buscando ampliar os espaços de debate e contribuir para a formação coletiva baseada na construção de laços de solidariedade e respeito às diversidades, por meio da produção cinematográfica. No segundo dia de evento, o Espaço também exibirá dois documentários independentes, relacionados às práticas artísticas locais.  

Confira a programação completa:

21/06 às 14h - Mediadora: Rafaela Giacomelli 

  • A Bicicleta do Vovô (2012)

De Henrique Dantas. Curta metragem para crianças e adultos que aborda a relação entre avô e neto.  É contando histórias sobre o Reino do Sertão Pelejado que o Vô Rui Transforma a infância do neto Cauê em um universo de aventuras e fantasias, ressignificando símbolos através do um olhar lúdico sobre as coisas da vida. Ficção.

  • Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Roling Stones (2018)

De Rosana Cacciatore, Elias Norberto da Silva, Juana Morais, José Guntin Rodriguez, Maurício Nunes e Sandro Livramento. É um documentário sobre inclusão. Três jovens com deficiência, um deles com paralisia cerebral e outros dois autistas, encontram na música uma forma de expressão e interação social. Gabriel, Eduardo e Felipe curtem rock e, por intermédio de uma musicoterapeuta e dois psicólogos, que também são músicos, criam uma banda: Os Goiabeiras. Documentário.

  • À Espera (2016)

De Nivaldo Vasconcelos e Sónia André (Moçambique). Em Moçambique, 39% de meninas se casam antes dos 15 anos com homens mais velhos que elas, fazendo com que o país se encontre em décimo lugar entre os países mais afetados pelos casamentos prematuros, negando seus direitos como o da educação e de serem o que elas quiserem. Documentário.

22/06 às 14h - Mediadora: Rafaela Giacomelli 

  • A Câmera de João (2017)

De Tothi Cardoso. Uma faixa de luz passa por uma pequena perfuração, e se faz imagem. João descobriu que fotografias são heranças. Ficção.

  • A Rua é NÓIZ (2018)

De Eduardo Cunha Souza e Pedro Cela. A Rua é NÓIZ é a periferia em cena. É a gente guerreira dos bairros e favelas sob refletores da luz do sol e da luz da lua, que iluminam a luta diária e rotineira do nosso povo forte. É uma vontade de conhecer a si mesmo, de revelar as identidades dos que moram em cada rua, beco e conjunto habitacional. Documentário.

  • Carne (2020)

De Camila Kater (Brasil/Espanha). Crua, malpassada, ao ponto e bem passada. Através de relatos íntimos e pessoais, cinco mulheres compartilham suas experiências em relação ao corpo desde a infância até a terceira idade.  Documentário.

22/06 às 18h30 - Mediadores: Guta Oliveira e Nicolas Collar 

  • Feijoada da Turmalina (2021)

De Nicolas Collar. Os integrantes do Coletivo Turmalina compartilharam seus métodos e processos de criação com outros artistas atuantes em diferentes segmentos musicais. O projeto capacitou artistas com pouco ou nenhum acesso aos recursos necessários para difusão de suas produções, bem como processos de criação, softwares, equipamentos, estratégias de comunicação e agenciamento, entre outros fatores, cuja ausência distancia os artistas dos resultados desejados. Documentário.

  • Coletiva 22 – Jardim dos Desejos ( 2021)

De Guta Oliveira. Documentário que se desenvolve a partir da exposição homônima realizada pela Galeria Gazzebo, na Casa Surdina, com relatos de alguns dos 27 artistas e integrantes da galeria acerca de seus desejos de ocupar o espaço de forma coletiva. Um olhar singular sobre movimentos colaborativos e ações independentes no universo das artes visuais local. Documentário.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 16 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio