Espaço Oliveira Silveira é inaugurado na Casa de Cultura Mario Quintana

Espaço Oliveira Silveira é inaugurado na Casa de Cultura Mario Quintana

Uma noite para comemorar o legado do poeta gaúcho da Consciência Negra

Guilherme Freling*

Espaço dedicado ao poeta Oliveira Silveira é inaugurado em Porto Alegre na noite deta terça-feira, dia 19

publicidade

O novo Espaço Oliveira Silveira foi inaugurado na noite desta terça-feira, dia 19, no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, com a abertura da exposição “Praça da Palavra”, que contempla parte do acervo pessoal do autor. 

O evento contou com a presença de familiares, amigos e admiradores do poeta, professor, pesquisador gaúcho e um dos responsáveis pelo 20 de Novembro ser o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil.

Foi uma noite de celebração da vida e do legado de Oliveira Silveira. Em clima de festa, o público pôde conferir a mostra, enquanto ouvia o grupo Desagravo cantando poemas musicados de Oliveira Silveira, como "O Negro no Sul" e "Charqueada".

Uma das principais responsáveis pela preservação da memória do poeta, sua filha Naiara Silveira também estava presente no evento e lembrou a amizade que o pai tinha com outro poeta, Mário Quintana. No discurso, ela relembrou as longas conversas sobre leituras que os dois autores mantinham quando ela, ainda criança, acompanhava o pai nos passeios pela cidade. 

A exposição “Praça da Palavra”, nome que também intitula uma de suas obras, é composta por objetos pessoais, manuscritos e documentos, além de projeções de poemas e fotos deixados pelo autor. Pamela Zorn, responsável pela organização da mostra, esteve presente na noite e destacou a importância da memória desse personagem na história do Estado e do país. A visitação é gratuita e pode ser feita diariamente das 10h às 20h.

Também estiveram presentes e discursaram a professora Satira Pereira Machado, líder do projeto de pesquisa “Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira”, o diretor da CCMQ, Diego Groisman e a assessora de diversidade da Secretaria da Cultura do Estado, Clarissa Lima.

* Sob supervisão de Luiz Gonzaga Lopes.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895