Arte & Agenda

Espaço Memória e Cultura do Correio do Povo inaugura exposição “Heroínas Tchecas”

Mostra, com entrada gratuita, é uma realização do Consulado Geral da República Tcheca e parceiros

Abertura da exposição: “Heroínas Tchecas: Grandes Mulheres da História e da Atualidade Tcheca" - no Espaço Memória e Cultura do Correio do Povo
Abertura da exposição: “Heroínas Tchecas: Grandes Mulheres da História e da Atualidade Tcheca" - no Espaço Memória e Cultura do Correio do Povo Foto : Pedro Piegas

A partir desta quarta-feira, dia 29, o Espaço Memória e Cultura do Correio do Povo recebe a exposição “Heroínas Tchecas: Grandes Mulheres da História e da Atualidade Tcheca”, uma realização da Embaixada Tcheca e do Consulado Honorário de Porto Alegre, além do apoio do Correio do Povo, Casa da Memória Unimed Federação/RS, Biblioteca Pública do Estado, Instituto Unimed/RS, Unicoopmed, Associações Tchecas do RS, AABPE e Associação dos Amigos do Instituto Estadual do Livro (Ligia Averbruck).

A mostra foi inaugurada em solenidade que contou com a presença do Chefe de Missão Adjunto, assuntos políticos, consulares e culturais, Pavel Šára, o Cônsul Honorário da República Tcheca em Porto Alegre, Fernando Lorenz de Azevedo, do presidente do Correio do Povo, Marcelo Dantas, do presidente da Unimed Federação/RS, Dr. Nilson Luiz May, e a presidente da Associação dos Tchecos de Porto Alegre, Karen Musil.

Criada em 2020 pela ilustradora e professora Renáta Fucíková, da Universidade da Boêmia Ocidental, a exposição já percorreu diversos países. Agora, Porto Alegre é uma das primeiras cidades brasileiras a receber a mostra. Em formato ampliado, “Heroínas Tchecas” reúne 25 painéis que retratam mulheres que marcaram a história e o presente da República Tcheca. Entre as homenageadas estão nomes como Madeleine Albright, primeira mulher a ocupar o cargo de secretária de Estado dos Estados Unidos, e Bertha von Suttner, escritora e pacifista laureada com o Prêmio Nobel da Paz em 1905.

Além disso, no local é possível apreciar 14 imagens que revelam as paisagens e belezas arquitetônicas da República Tcheca, oferecendo ao público uma imersão na cultura e na história do país europeu, além de um telão com vídeos do país. Bem como objetos como garrafas de cerveja pilsen (tipo de bebida originária de Plzeň), lenços, livros e porcelanas.

Durante a abertura, Pavel Šára destacou a relevância do projeto como instrumento de valorização feminina e de intercâmbio cultural.

“É uma honra estar aqui em Porto Alegre, neste espaço tão tradicional do Correio do Povo, que é um jornal com muita tradição e aqui um espaço muito lindo. A exposição apresenta mulheres da história e do presente da República Tcheca, da política, da ciência, da cultura e do esporte, que ajudaram a formar a história da Boêmia, da antiga Tchecoslováquia e da atual República Tcheca. Elas são inspiração para meninas e meninos do nosso país”, afirmou Šára.

O representante da Embaixada ainda apontou que está por vir uma nova exposição, dessa vez abordando mulheres tcheco-brasileiras.

O curador da mostra, Salus Loch, lembrou que o projeto dá continuidade à parceria estabelecida em 2024 com a exposição “Gigantes da Cultura Tcheca”, exibida na Biblioteca Pública do Estado.

“Naquele momento, destacamos grandes nomes masculinos como Kafka e Karel Čapek. Agora, o olhar se volta às mulheres que moldaram a identidade tcheca, ampliando esse diálogo cultural com o Rio Grande do Sul”, observou.

Com a proximidade da Feira do Livro de Porto Alegre na Praça da Alfândega, Fernando Lorenz de Azevedo, destacou o prédio do Correio do Povo como um ponto estratégico para receber visitantes.

“A importância da Feira do Livro e a proximidade do Correio do Povo, faça com que essa exposição realmente tenha um número importante significativo de visitantes”, disse Azevedo. “Eu me recordo que a Feira do Livro de 2018 homenageou a República Tcheca como país convidado de honra. Porque naquele ano estavam sendo constituídos os 100 anos da Tchecoslováquia, constituída em 1918 ", relembrou o cônsul, que aproveitou para destacar a forte presença de imigrantes tchecos no estado.

O presidente do Correio do Povo, Marcelo Dantas, ressaltou a importância do jornal como espaço de preservação e promoção da memória cultural.

“O Correio do Povo é, há mais de um século, um guardião da história do Rio Grande do Sul. Receber uma exposição internacional como essa reforça nosso compromisso em abrir o espaço à arte e à cultura, promovendo a troca entre povos e tradições”, declarou.

Em sua fala, o Dr. Nilson Luiz May, presidente da Unimed Federação/RS, enfatizou o sentimento de continuidade e de pertencimento que marca a parceria entre as instituições envolvidas.

“Quando entrei neste recinto, comentei como nos sentimos em casa. Essa parceria entre a Casa da Memória Unimed, a Federação Unimed/RS e o Correio do Povo vem sendo construída há muito tempo, mas agora ela se consolidou. Estamos cada vez mais próximos, mais parceiros e realizando ainda mais atividades como esta”, afirmou. “Essa união se amplia com a presença da República Tcheca. Fui homenageado no ano passado pela embaixadora Pavlova por meu trabalho na divulgação da literatura tcheca, especialmente a de Franz Kafka, autor que estudo há mais de 40 anos. Tudo isso reforça como essas conexões, entre o Correio do Povo, a Casa da Memória e o Consulado, fortalecem os laços culturais e acadêmicos entre nossos países”, completou.

Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada até 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, no Espaço Memória e Cultura do Correio do Povo (Rua Caldas Júnior, 219, Centro Histórico de Porto Alegre).

“Queremos que os visitantes conheçam não apenas as mulheres que construíram a República Tcheca, mas também um pouco mais sobre nosso país e sua rica herança cultural”, concluiu Charaf.

Veja Também

Confira a galeria:

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 11 de novembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio