Espetáculo “Brasilerías” abre o projeto Sonoridades 2024

Espetáculo “Brasilerías” abre o projeto Sonoridades 2024

Grupo Mosayco, da Paraíba, se apresenta no CHC Santa Casa

Correio do Povo

Espetáculo “Brasilerías”, do grupo de dança e música flamenca Mosayco, da Paraíba

publicidade

Com uma programação inteiramente gratuita, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa retoma as atividades do projeto Sonoridades em 2024 com o espetáculo “Brasilerias”, do grupo de dança e música flamenca Mosayco, da Paraíba. A apresentação, que também conta com a participação especial da bailarina La Negra Ana Medeiros, ocorre neste domingo, às 17h.

O Mosayco traz para o palco do CHC o diálogo entre a música flamenca e brasileira e tem como origem o trabalho realizado pelo violonista Cyran Costa, que incorpora a energia do flamenco tradicional e jazzístico, mesclando-a com um importante trabalho autoral e arranjos para instrumentos raramente vistos nos palcos brasileiros.

Também dialogando com as culturas ibérica, mediterrânea, norte-africana, judeu-arábigo-andaluza e greco-turca, o grupo reveste-se de todas as vestimentas para bailar, de mãos dadas, uma ciranda de vários povos, em prol de um fazer artístico que inspire a paz, a diversidade e o desenvolvimento humano. A ideia é que, não apenas a diversidade do repertório, mas também cada integrante contribua com suas diferentes influências musicais, formando um verdadeiro Mosayco.

No repertório estão composições autorais e arranjos de obras tradicionais de diferentes culturas envolvendo, sobretudo, o imenso leque musical nacional, a força expressiva do flamenco tradicional e o pluralismo do universo jazzístico, estabelecendo diálogos com intuição fraseológica de caráter improvisado e exploratório, harmonizando saberes e sabores sonoros.

O grupo tem direção geral e musical, pesquisa, concepção e arranjos de Cyran Costa, direção e produção artística de Víktor Makeba, além da participação dos músicos Rainer Patriota, Thallyana Barbosa, Gonzo Bass e no baile Rejane Gomes, Helena Eustáquio e Rafaela Wanderley.

Os ingressos são gratuitos, mas é preciso reservar e obtê-los pelo site www.sympla.com.br/produtor/chcsantacasa.

Projeto Sonoridades

O projeto Sonoridades nasceu em 2022 e, com apresentações mensais, trouxe consigo o melhor do choro e emocionantes surpresas da música erudita. Em 2024, a nova temporada, mais abrangente, apresenta sons de todo o mundo, com atrações nacionais e internacionais. Entre elas, já estão confirmadas espetáculos da Orquestra Assintomática (Portugal/Argentina), de Fernando Paiva (Viena) e de Hugo Fattoruso (Uruguai).


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895