Espetáculo "Ecos" traz reflexão ambiental

Espetáculo "Ecos" traz reflexão ambiental

A Transforma Cia de Dança se apresenta no Teatro Renascença

Correio do Povo

Espetáculo de dança ‘Ecos’ aborda o impacto humano na natureza e suas consequências

publicidade

O espetáculo “Ecos” é apresentado pela Transforma Cia de Dança no Teatro Renascença (av. Erico Verissimo, 307), em Porto Alegre, com apresentações de sexta a domingo (5, 6 e 7 de maio). Suzana d'Ávila, diretora e fundadora do grupo, divide a coreografia com Pamela Agostini. A direção artística é de Dante Saldanha e Fernando Muniz. 

Esta é uma releitura da coreografia que foi apresentada pelo grupo em 1993, um ano após a primeira conferência da ONU para o clima. A obra aborda o impacto humano na natureza e suas consequências. Uma temática que só ganhou mais relevância nessas quase três décadas.

Para 2022, ano em que o grupo completou 35 anos, a obra foi totalmente atualizada, a concepção traz para a cena as questões do mundo contemporâneo, como o consumo desenfreado e o excesso de lixo que a humanidade produz. As movimentações foram renovadas, trazendo referências desde os povos originários até a linha de produção do fordismo. 

"Ecos" é uma realização feita de forma independente, representa também um ato de resistência no atual momento da cultura no Brasil. O retorno aos palcos é uma celebração dos 35 anos ininterruptos do fazer artístico da equipe e, ao mesmo tempo, busca questionar o público sobre os rumos que estamos seguindo enquanto sociedade.

SINOPSE

"Ecos" aborda o som dos ventos, o barulho das águas do mar, o mistério da luz do sol, a abertura da terra no nascimento de uma árvore. Conforme apresenta o grupo, "Ecos" é na natureza o seu próprio eco, é o perfeito som do equilíbrio entre os seres e o meio ambiente. É a resposta ao ensurdecedor grito da inconsequência humana ao gerar danos irreversíveis no seu próprio lar.

A obra busca traduzir, através da poética da dança, a evolução da relação da humanidade com o seu meio, a sua harmonia, mas também a dissonância crescente em virtude de uma atitude cada vez mais individualista. Uma sociedade de consumo que ao andar deixa em suas pegadas um rastro de resíduos que perdurarão muito além da existência do indivíduo. A natureza dá os seus sinais, cabe a nós repensarmos nosso viver para que esse grito de socorro seja um eco de transformação.

SESSÃO GRATUITA PARA FORMAÇÃO DE PLATEIA

No dia 10 de maio, quarta-feira, às 18h, o espetáculo "Ecos" será apresentado no Teatro Renascença dentro da programação do projeto "Quartas na Dança", promovido pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura. Será uma sessão gratuita para alunos de escolas públicas com foco em formação de plateia. Antes e após a sessão haverá um bate-papo com a plateia para falar sobre a experiência de ir ao teatro e poder conversar sobre as percepções da apresentação. A sessão tem ingressos limitados e terão lugares disponíveis para o público geral. A distribuição de senhas acontece uma hora antes da apresentação.

SERVIÇO:

Apresentação de "Ecos"

Dias: 5, 6 e 7 de Maio

Horários: Sexta e sábado, às 20h, domingo às 18h.

Local: Teatro Renascença (avenida Erico Verissimo, 307), Porto Alegre.

Ingressos a partir de R$30 - www.transformaciadedanca.com.br

Atenção: somente a apresentação do dia 10 de maio terá entrada franca para formação de plateia.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895