Espetáculo foca a reconexão da humanidade com o lúdico no isolamento social

Espetáculo foca a reconexão da humanidade com o lúdico no isolamento social

“A Genealogia Celeste de uma Dança”, com Luciano Chirolli, pode ser conferido de segundas a quartas-feiras, pelo Sympla

Correio do Povo

Ator e diretor Luciano Chirolli

publicidade

“A Genealogia Celeste de Uma Dança”, monólogo interpretado por Luciano Chirolli com direção de Bruno Kott e texto de Juliana Leite estreia nesta segunda-feira, às 20h, com ingressos gratuitos pelo Sympla e transmissão pelo Sympla Streaming. Produzido pela Caboclas Produções, o projeto marca o tempo e espaço num momento em que a sociedade busca novas maneiras de pertencimento coletivo.  

A peça se passa no dia 14 de abril de 2020, um mês após o início da quarentena no Brasil. No auge do isolamento social, as ruas de São Paulo estavam em um silêncio sepulcral, quase como que em um faroeste dos anos 60, com bolas de feno voando. De repente, o vazio da rua trouxe uma nova cor para a cidade. Sem explicação, o céu se transformou em um grande quadro colorido de rosa, lilás, e azul. No fundo, o amarelo alaranjado do sol se sobressaía. A população, em suas varandas e janelas, registrou o momento nas redes sociais através de fotos e sensações. 

O texto do espetáculo surgiu a partir de um momento de reconexão da humanidade com o lúdico, dentro de um período de pandemia sem precedentes, e também de um mergulho interno do ator e diretor Luciano Chirolli em busca de direção, horizonte e futuro após o rompimento abrupto de uma parceria de mais de 25 anos com a atriz, diretora e professora Maria Alice Vergueiro, falecida em junho do ano passado. 
Junto com Maria Alice e Fábio Furtado, Luciano Chirolli criou o Grupo Pândega de Teatro há 10 anos. E, como forma de celebrar, o diretor escolheu usar o próprio Espaço Pândega (localizado na região de Campos Elíseos/São Paulo) como espaço de criação, ensaios e gravação. Bruno Kott, ator, diretor e autor que foi um dos primeiros artistas a dirigir e produzir projetos de teatro online durante a pandemia, integra o grupo com sua pesquisa e criação virtual e audiovisual. 

“Essa obra nasceu de um olhar para o céu em meio ao isolamento social. Um momento que acredito eu, pensávamos sobre os novos rumos de nossas vidas, e também sobre solidão e pertencimento. Saí para ir ao mercado, e ao pisar na rua, olhei para o céu. Ele estava como eu nunca havia visto, uma camada de nuvens, sob um céu completamente lilás, rosa e laranja. Mesmo em meio a uma sensação permanente de incertezas, a vida se manifestou. Escrevi para Juliana Leite, e conversamos sobre. Ela prontamente, escreveu uma das coisas mais bonitas e simples que já li", explica Kott. "Hoje, tenho a sorte de dirigir o ator que assisti nos palcos quando comecei a estudar teatro, que sempre foi uma referência para mim, Luciano Chirolli. Ele é o corpo, o coração e os olhos que encontram esse céu nessa vídeo performance. Sim, acredito que a arte é uma nova forma de olhar para as coisas que já estão entre nós", finaliza Bruno.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 16 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895