A diversidade tratada de forma lúdica e divertida é o mote de “Marrom – Nem Preto, Nem Branco?”, com apresentações gratuitas até o próximo dia 25 de fevereiro, pelo Youtube (liberadas em período integral). Com texto de Renata Mizrahi e direção de Marcelo Alonso Neves, traz a história de uma menina de oito anos que não entende o conceito de raça, apenas de cor e acaba se definindo como marrom, enquanto busca entender sua real identidade.
O espetáculo visa quebrar barreiras e apontar até onde são reproduzidos sem discursos que abalam (e magoam) a mágica das diferenças. Inspirado na história real de Lorena de Melo Schaefer, a protagonista é filha de pai branco alemão e mãe negra brasileira. Linda definiu-se como marrom, já que não era branca como o pai, nem negra como a mãe. Moradora de um condomínio de classe média, seu sentimento de deslocamento aflora quando em sala de aula é pedida uma redação sobre identidade e um trabalho sobre contos de fada. Sua amiguinha - branca, loira e com olhos azuis - acha que a princesa tem que ser ela, e não Linda. Estereotipada pela colega, ela entra em crise e após vivenciar episódios desconcertantes, foge em busca de um mundo onde todos sejam iguais. Como toda fuga, muitas aventuras a aguardam na “Terra do Marrom”.
Enfrentando tudo com humor, personalidade e música, a personagem nos faz refletir sobre a pluralidade cultural existente ao nosso redor. No elenco estão os atores Anna Paula Black, Guilherme Miranda, Maycon Marcondes, Maíra Berg e Vilma Melo.