Espetáculo sobre a primeira imperatriz brasileira está em cartaz no Youtube

Espetáculo sobre a primeira imperatriz brasileira está em cartaz no Youtube

“Leopoldina”, com a atriz Layla Paganini e direção de Diego Morais, foi pensado para as telas

Correio do Povo

O espetáculo biográfico 'Leopoldina' é protagonizado por Layla Paganini

publicidade

O espetáculo biográfico “Leopoldina”, em cartaz no Youtube, apresenta as diferentes faces da primeira imperatriz brasileira. Com roteiro de Pedro Henrique Lopes e direção de Diego Morais, o espetáculo de teatro foi pensado totalmente para as telas, em linguagem aprimorada pela dupla em projetos anteriores. A atriz Layla Paganini dá vida a Maria Leopoldina

A montagem está em cartaz no Youtube até 30 de junho com acesso gratuito. A peça faz um paralelo entre os debates e as conquistas feministas dos últimos 200 anos e a participação de significativa influência da imperatriz Leopoldina no processo de independência do Brasil.

Leopoldina foi a primeira mulher a ocupar um cargo executivo no Brasil, quando se tornou princesa regente, durante um afastamento de Dom Pedro I. A segunda mulher a ocupar o alto cargo executivo no Brasil só aconteceu quase 200 anos depois, com a chegada de Dilma Roussef ao Palácio do Planalto. Isso mostra o quão vanguardista Leopoldina foi. O link para o site é este site https://linktr.ee/leopoldinateatro.

Para construir o espetáculo, a equipe abriu o baú de cartas escritas e recebidas por Leopoldina e se debruçou sobre registros e pesquisas históricas que contam a vida atribulada e as realizações da imperatriz. A ideia é fazer um paralelo entre os debates e as conquistas feministas dos últimos 200 anos e a participação de significativa influência da imperatriz Leopoldina no processo de independência do Brasil. No elenco, estão Layla Paganini, atriz que dá vida à personagem-título, Ivo Gandra (Dom Pedro I) e Paula Frascari (Domitila).

“Queremos, através de sua memória, celebrar as conquistas da história nacional ao longo de 200 anos e o papel da mulher na representatividade política do povo brasileiro.”, afirma o autor Pedro Henrique Lopes. “Buscamos dar uma roupagem moderna à história de Leopoldina. Nossa intenção nunca foi trazer uma narrativa épica e datada para o palco e para as telas, por isso toda a encenação do espetáculo foi pensada para trazer contemporaneidade para a história do nosso país”, acrescenta o diretor Diego Morais.

Considerada por historiadores como a principal articuladora da Independência do Brasil, a Imperatriz austríaca deixou uma grande marca na história do país. “Para mim, como atriz, poder dar vida e voz a esta mulher que foi tão fundamental e que nos deixou tão jovem, quando ainda tinha tanto para ser feito pelo país, é uma honra e uma grande responsabilidade. Espero que temas sensíveis ao feminino toquem a cada um que assistir, como fui tocada ao interpretar Leopoldina”, pontua Layla Paganini.

Acesso gratuito: https://linktr.ee/leopoldinateatro


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895