“O Admirável Sertão de Zé Ramalho” festeja os 45 anos de trajetória artística de Zé Ramalho. Em cena, são cinco Zés, que existem apenas nos números musicais, criando algo totalmente inédito. O elenco é diverso, o que possibilita a abordagem de múltiplos pontos de vista, contando muitas histórias dentro de uma só. O musical estará em cartaz no Teatro Simões Lopes Neto, no Multipalco Eva Sopher (rua Riachuelo, 1089 - Centro Histórico de Porto Alegre), nos dias 18 e 19 de outubro, sábado, às 20h, e domingo, às 18h. Ingressos no site do Theatro São Pedro.
Com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Cultural, o espetáculo celebra o cancioneiro do cantor e compositor, a literatura e os lugares retratados em sua “estrada”. Eles ganham vida no palco através da dramaturgia de Pedro Kosovski e direção de Marco André Nunes, mas não de forma tradicional ou biográfica. A idealização é do produtor Eduardo Barata.
O elenco reúne Eli Ferreira, Ceiça Moreno, Cesar Werneck, Duda Barata, Marcello Melo, Muato e Nizaj para encenar o musical dividido em cinco módulos: “Brejo da Cruz”, que apresenta as origens do artista; “Campina Grande”, sobre a cidade onde começou o interesse de Zé pela música; “João Pessoa”, que retrata o momento em que ele realmente começou a compor; “Rio de Janeiro”, mostrando a batalha por um lugar ao sol, passando pela fome; e por fim, “Popstar”, representando o sucesso e a consagração do autor de clássicos como Admirável Gado Novo, Garoto de Aluguel, Pedra do Ingá e Chão de Giz.
“O espetáculo é uma homenagem a um grande brasileiro que levou para o mundo a força artística do Nordeste, com qualidade em sua realização e enorme potência criativa. Com argumento simples, mas poético e reflexivo, assim como a música de Zé Ramalho, o texto apresenta personagens de referência na obra do homenageado – os retirantes, a seca, a trovadora e Avôhay”, conta o produtor e idealizador, Eduardo Barata.