Estátua do faraó Ramsés II é instalada na entrada de futuro museu em Cairo

Estátua do faraó Ramsés II é instalada na entrada de futuro museu em Cairo

Monumento de 83 toneladas foi deslocado para o local ao som de uma banda militar

AFP

Grande Museu Egípcio deve ser inaugurado neste ano

publicidade

Uma estátua do faraó Ramsés II foi instalada na quinta-feira na entrada de um futuro museu do Cairo, cujas autoridades esperam estimular o turismo, um setor vital no país. A construção de 3.200 anos receberá os visitantes do Grande Museu Egípcio (GEM), que este ano abre suas portas perto das famosas pirâmides de Gizé. O monumento de 83 toneladas e 11 metros de altura foi movido pela estrada em um caminhão estabilizado com uma armação de metal especialmente projetada para o caso.

O veículo se deslocou lentamente, ao som de uma banda militar, e foi colocado a 400 metros da porta principal do local. "O colosso de Ramsés II fica no átrio para proteger o maior museu do mundo, como fez na antiguidade no Templo do Grande Ptah em Mênfis", disse o ministro das Antiguidades, Khaled al-Enany, na cerimônia. O novo museu - que conterá tesouros únicos da histórica cultura egípcia, incluindo a carruagem e a cama do menino-rei Tutankhamon - está com 70% das instalações concluídas, após 16 anos de obras que custaram ao governo mais de um bilhão de dólares. O vasto complexo foi golpeado pela crise política e econômica ostensiva que abalou o Egito após a queda de Hosni Mubarak em 2011. Uma inauguração estava programada para 2015, quando foi adiada para este ano.

A estátua de granito foi esculpida nas pedreiras de Assuão, no sul do país, há mais de três milênios. Inicialmente, estava em frente ao Templo do Grande Ptah, a cerca de 10 quilômetros do Cairo moderno, antes de ser descoberto por um arqueólogo italiano em 1820. Em 1955, o presidente Gamal Abdel Nasser ordenou que ele se mudasse para uma praça na frente de uma estação ferroviária da capital, mas foi transferida para a área do novo museu em 2006, depois de décadas sofrendo com a ação da fumaça dos trens.

Ramsés II, também conhecido como Ramses, o Grande, reinou no Egito por 68 anos, de 1279 a 1213 antes de Cristo, e acredita-se que tenha vivido até os 90 anos. Ele ordenou no país a construção de vários monumentos para celebrar suas façanhas, e sua múmia, em exibição No Museu Egípcio no Cairo, é uma das maiores atrações turísticas do país.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895