“Estalo” será o tema da 14ª Bienal do Mercosul

“Estalo” será o tema da 14ª Bienal do Mercosul

A exposição será realizada de 12 de setembro a 17 de novembro e lança o projeto “Portas para a Arte” voltado a galeristas

Adriana Androvandi

A presidente da 14ª Bienal do Mercosul, Carmen Ferrão, fala do evento deste ano

publicidade

Uma conversa na tarde de ontem com a presidente da Bienal do Mercosul, Carmen Ferrão, no Farol Santander, norteou parte do que se pode esperar da 14ª edição do evento. A exposição será realizada em Porto Alegre de 12 de setembro a 17 de novembro de 2024.

“Na 13ª Bienal, abordamos o tema ‘Trauma, Sonho e Fuga’. Sobre a próxima, agora é outro momento, o de celebração à vida”, explicou a empresária que está no segundo mandato à frente da presidência da Bienal. Entre as suas metas está a de superar a visitação da edição anterior, que foi de 600 mil pessoas, e chegar a 1 milhão.

A curadoria é de Raphael Fonseca, 35 anos, que reside em Denver (EUA), e não pôde estar presente. Coube ao curador-adjunto, Tiago Sant’ana, falar sobre a pesquisa curatorial. Tiago estava em Salvador (BA) e fez sua colocação por meio digital. O tema da Bienal será “Estalo”. “Pensamos no estalo como uma metáfora do ponto de partida”, disse. O “estalar de dedos” faz referência a sons, movimento, reações, performances. “Teremos vídeo, fotografia, pintura, intervenções, uma polifonia de linguagens”, aponta Tiago sobre a “paisagem conceitual” da mostra.

A lista completa dos artistas selecionados e dos espaços expositivos será divulgada em junho.

“Teremos presença maciça de artistas latino-americanos. Também estarão presentes artistas asiáticos, indígenas e gaúchos”, adiantou o curador-adjunto, sem anunciar nomes. “A curadoria não foi fechada completamente”, explicou. Ele prevê trabalhos de artistas de diferentes gerações.

Uma novidade desta Bienal é o Projeto “Portas para a Arte”, que já teve uma prévia na edição anterior, mas agora será ampliado. É um convite às galerias de Porto Alegre para que participem do projeto promovendo uma exposição de artista local durante a realização da Bienal, com duração de pelo menos 15 dias. Com Fernanda Garcia à frente, a proposta é de integração com a comunidade artística da cidade e a promoção de circuitos de visitação. O prazo para as galerias se inscreverem é 31 de maio. Informações podem ser obtidas pelo e-mail portasparaarte@bienalmercosul.art.br.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895