Nesta terça- feira, às 19h, no Auditório Tasso Correa do Instituto de Artes da Ufrgs (Rua Senhor dos Passos, 248), ocorre a estreia da Arsis: Orquestra de Flautas da Ufrgs, com entrada franca.
A Arsis é uma orquestra de flautas constituída por 13 flautistas para interpretação e execução de repertórios musicais de diferentes períodos da história da música (do barroco ao contemporâneo) e de compositores brasileiros da música de concerto e da música popular. A apresentação de hoje conta com os convidados Antônio Olivé (percussão), Dimitri Cervo (compositor e regente), Dudú Sperb (voz) e Luciano Dalmolin (contrabaixo acústico). Na regência, Leonardo Winter, Luiz Zeni Jr e Dimitri Cervo.
O programa conta com “Abertura Festiva”, de Jean Sibelius; “Concerto para 5 flautas em Ré Maior, op. 15”, de Joseph Bodin de Boismortier; “A Morte de Aze”, de Edward Grieg; “Canauê, para conjunto de flautas”, de Dimitri Cervo; “Modinha” (arranjo de David Ganc), de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; “Vale do Ribeira” (arranjo de David Ganc), de Hermeto Paschoal; e “Palhaço Embriagado”, de Sérgio Campelo.
Constituída por flautins, flautas em dó, flautas em sol e flauta baixo, a orquestra emula sonoridades orquestrais sempre em arranjos originais para o conjunto. A orquestra não necessita de equipamentos como sonorização e amplificação, podendo apresentar-se em auditórios, teatros e salas de concerto. O grupo também realiza projetos didáticos.
Integram a orquestra flautistas profissionais egressos da Ufrgs e estudantes de graduação, pós-graduação e extensão da Ufrgs, sob coordenação de Leonardo Winter, professor do Departamento de Música e da Pós-graduação em Música da Ufrgs. Os membros são Ariel da Silva Alves, Angélica Rendon, Bruno dos Santos, Sthevan dos Santos, Dainer Schmidt, Daniel Szuchmann, Felipe da Costa Abrão, Gabriela Reusch, Leonardo Perroni, Leonardo Winter, Luiz Carlos Zeni Jr, Rafael Marques e Sthevan dos Santos.
Serviço:
Apresentação Arsis Orquestra de Flautas
Data: terça-feira, 6 de agosto de 2024
Horário: 19h
Local: Auditório Tasso Correa do Instituto de Artes (Rua Senhor dos Passos, 248), Porto Alegre
Entrada Franca.