Estreia de dois documentários na Sala Redenção nesta segunda
Médias-metragens “Antes que a Casa Caia” (2022) e “Antes que a Casa Caia 2” (2023), abordam a Casa Estudantil Universitária de Porto Alegre (Ceupa)
publicidade
Nesta segunda-feira, dia 18, às 19h, a Sala Redenção - Cinema Universitário (rua Engenheiro. Luiz Englert, 333), no Campus Central da Ufrgs, apresenta a sessão de estreia de dois documentários que abordam a Casa Estudantil Universitária de Porto Alegre (Ceupa). Intitulados “Antes que a Casa Caia” (2022) e “Antes que a Casa Caia 2” (2023), os filmes contam com a direção de um ex-morador da Ceupa, Luis Henrique Silveira. A exibição será seguida de um bate-papo com o diretor, com a professora e fotógrafa Marina Chiapinotto e com o presidente da moradia estudantil, Gutiélis de Vargas.
“Antes que a Casa Caia” (2022), com 38 minutos de duração, apresenta as dificuldades de manutenção dos três prédios centenários da Ceupa, todos localizados na Cidade Baixa. O filme também acompanha a visita de um grupo de ex-moradores, que retornam ao local depois de muitos anos. “Antes que a Casa Caia 2” (2023) tem 26 minutos de duração, e retrata o Ceupa Fest, evento que reuniu atuais e antigos residentes da Casa Estudantil para uma confraternização. O evento contou com visita às três Casas e com uma exposição fotográfica de Marina Chiapinotto.
Os dois filmes fazem parte de uma campanha da Ceupa, que visa a arrecadação de recursos para a realização de reformas em seus prédios. Atualmente, as construções abrigam cerca de 60 estudantes carentes, cujas famílias residem fora da capital gaúcha.
A sessão tem entrada franca, é aberta à comunidade em geral, e acontece no cinema da Ufrgs - localizado no Campus Central da universidade, com acesso mais próximo pela rua Eng. Luiz Englert, 333. Mais informações pelo site ufrgs.br/difusaocultural e também pelo Instagram do cinema: @salaredencao.