Estreia de livro e curso sobre canção popular integram programação da UFRGS

Estreia de livro e curso sobre canção popular integram programação da UFRGS

Os autores Luiz Tatit e Luís Augusto Fischer oferecem curso através do Núcleo de Estudos da Canção, que acompanha o lançamento do seu novo livro

Correio do Povo

Além de músico, Luiz Tatit é professor de linguística na USP

publicidade

O livro “Forma e formação: uma conversa sobre a canção popular” surgiu a partir de um encontro entre os pesquisadores Luiz Tatit e Luís Augusto Fischer. Os dois começaram a discussão ainda em 2012, no Núcleo de Estudos da Canção da UFRGS, e agora publicam o resultado sob o selo Arte & Cultura_DDC da Editora da UFRGS. O lançamento acontece hoje, às 18h, no Centro Cultural (R. Eng. Luiz Englert, 333 - Farroupilha, Porto Alegre), e faz parte da programação de um curso para pesquisadores do tema, que vai até sexta-feira.

Os autores acreditam que a atmosfera de proximidade durante a produção do livro possibilitou trazer temas que não haviam sido abordados por eles até então. Ambos estão na área do estudo da canção há décadas.

Tatit possui pós-doutorado em linguística, área em que atua como professor sênior na USP, além de extensas pesquisas sobre linguística, semiótica e análise da canção brasileira. Também é autor dos livros "O Cancionista: Composição de Canções no Brasil" (Edusp, 1996), "Análise Semiótica Através das Letras" (Ateliê Editorial, 2001) e "Passos da Semiótica Tensiva (2019)", entre outros. Possui uma carreira como compositor e já lançou mais de 15 álbuns, tanto solo quanto em parceria com outros grupos.

Já o escritor e crítico literário Luís Augusto Fischer é professor titular de literatura brasileira da UFRGS, onde pesquisa e ensina sobre literatura brasileira e canção popular brasileira. Foi um dos fundadores do Núcleo de Estudos da Canção, criado em 2008 a partir de uma iniciativa conjunta entre o Departamento de Difusão Cultural, o Instituto de Letras e o Instituto de Artes da UFRGS. Também é autor de livros como “Dicionário de porto-alegrês” (L&PM, 2000), “Machado e Borges: E outros ensaios sobre Machado de Assis” (Arquipélago Editorial, 2008) e “A ideologia modernista: A Semana de 22 e sua consagração” (Todavia, 2022).

O Núcleo de Estudos da Canção promove, junto do lançamento do livro “Forma e formação: uma conversa sobre a canção popular”, um curso sobre sobre música e canção popular. Além dos autores Tatit e Fischer, os pesquisadores Guto Leite, Leandro Maia e Arthur de Faria também ministram aulas. O lançamento do livro, às 18h, é com entrada franca. Para as aulas, é necessário preencher um formulário gratuito.

Confira a programação completa:

Quarta-feira, 22
14h-17h – Canção: prosódia e artesanato (Luiz Tatit)
18h-19h30 – Forma e formação – lançamento do livro e debate (Luiz Tatit, Luís Augusto Fischer e Guto Leite)

Quinta-feira, 23
9h-11h30 – Uma história da música popular do Rio Grande do Sul: primeira parte (Arthur de Faria)
14h-16h30 – Duas leituras: “Três apitos” e “Cotidiano” (Guto Leite)

Sexta-feira, 24
9h-11h30 – Ensino de canção popular (Luís Augusto Fischer)
14h-16h30 – A canção como sistema: as pesquisas sobre Dona Conceição e notícias do doutorado em songwriting (Leandro Maia)


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895