Estreia espetáculo “Afèfé Sise - criação em performance afro”

Estreia espetáculo “Afèfé Sise - criação em performance afro”

Apresentações ocorrem no Teatro Carlos Carvalho de hoje a domingo

Correio do Povo

A performance é fruto de uma pesquisa que traz como tema central o território, o corpo e as memórias de mulheres quilombolas

publicidade

O espetáculo “Afèfé Sise - criação em performance afro” está em cartaz de hoje a domingo, sempre às 20h, no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). Com direção de Luziana Oliveira e orientação de Daniel Amaro, a performance de dança do Coletivo Ominira é fruto de uma pesquisa  que traz como tema central o território, o corpo e as memórias de mulheres de comunidades quilombolas.

As comunidades contempladas nesta pesquisa são Quilombo dos Flores, situado na zona leste da capital e representado pela líder comunitária Geneci Flores; e Quilombo da Anastácia, na zona rural do município de Viamão, representado por Berenice Gomes. Nos corpos dos bailarinos e nos ritmos dos tambores, tocados ao vivo, surgem-se as histórias destes quilombos que hoje resistem graças à uma liderança feminina presente, resistente e militante, que segue firme e forte na luta pela preservação de seus territórios ancestrais.

Antecede ao espetáculo uma instalação fotográfica e audiovisual denominada “Territórios que falam”, onde se apresentam os resultados dos 6 meses de trabalho envolvendo os territórios quilombolas, que abriram as suas portas para receber oficinas, fórum envolvendo diversas ações sócio-culturais, e visitas do núcleo artístico. A exposição ficará aberta à visitação no saguão do teatro durante a temporada. O projeto foi contemplado pelo Edital Nº 16/2021 FAC das Artes de Espetáculo da Sedac RS, com financiamento do Pró-Cultura RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre o Coletivo Ominira

O grupo de pesquisa, chamado de Ominira, foi formado em 2017 na cidade de Porto Alegre e iniciou oferecendo aulas de dança. Os encontros semanais deram lugar à intervenções e pequenas apresentações em eventos locais, possuindo sempre como referência a dança e a percussão Afro brasileira. Afèfé Sise é um projeto que busca veicular ações educacionais e criativas em torno da produção e fruição das danças e saberes da diáspora negra para maior difusão e visibilidade da cultura negra, suas possibilidades educacionais, criativas, e de preparação de elenco artístico, contribuindo para formação de plateia e público para esta linguagem estética.

Com o objetivo de continuidade e ampliação do trabalho de pesquisa e criação com dança negra e suas temáticas transversais, o projeto Afèfé Sise busca direcionar a pesquisa artística em dança para abordar histórias de mulheres negras, suas corporeidades e memórias, tendo como referência técnica a dança afro e o fazer contemporâneo em dança cênica. O projeto contribui para a difusão desta linguagem e para valorização da dança e cultura de matriz africana no estado, direciona o olhar da diversidade para os processos de pesquisa e criação no campo da dança, proporciona espaço de trocas e compartilhamento cultural de saberes entre comunidades Quilombolas, os artistas e o público.

Serviço:

Espetáculo: Afèfé Sise - criação em performance Afro

Datas: dias 8, 9 e 10 de setembro de 2023, às 20h

Local: Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana - Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS

Classificação indicativa: livre

Os ingressos são gratuitos, mas é preciso retirar pelo link no site Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/afefe-sise-criacao-em-performance-afro/2136020


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895