Arte & Agenda

Estreia “Insecta”, montagem cênica da primeira oficina de formação de atores do Grupo Cerco

A montagem tem quatro dias de apresentação na Sala Álvaro Moreyra

"Insecta" é a montagem cênica final da oficina Forma Teatro do Grupo Cerco
"Insecta" é a montagem cênica final da oficina Forma Teatro do Grupo Cerco Foto : Grupo Cerco / Divulgação / CP

Uma adaptação do texto “Insetos”, de Jô Bilac, “Insecta”, montagem cênica final da oficina Forma Teatro, curso de formação de atores oferecido pela primeira vez pelo premiado Grupo Cerco, estreia nesta terça-feira, dia 10 e segue com apresentações até sexta-feira, sempre às 20h, na Sala Álvaro Moreyra (Avenida Erico Verissimo, 307). Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla.

Coletivo de artistas de Porto Alegre, o Grupo Cerco é hoje um dos principais grupos da cena teatral gaúcha, com peças que rendem sessões de ingressos rapidamente esgotados, como “Arena Selvagem” e “Trago Sorte Mentira e Morte”. Em 2024, o grupo buscou consolidar-se também na formação de atores e, como parte das comemorações de seus 15 anos, realizou neste ano a primeira edição da oficina Forma Teatro.

Sinopse

O que te faz sobreviver em um mundo que está ruindo? Negociar, trapacear, fugir, matar, enganar, resistir ou partir para o conflito direto? Todas as opções estão disponíveis na cidade de Insecta, habitada por diferentes insetos, cheios de intenções (nem sempre boas) e pequenos poderes. Em meio a essa guerra, vale tudo para se salvar? Quem são nossos aliados? Quem são nossos inimigos?

Nesta montagem cênica, o texto “Insetos” é adaptado para debater, criticar e rir da nossa vida contemporânea e dos dilemas que todos enfrentamos como sociedade. Para essa espécie de fábula que envolve de cupins a borboletas, besouros e moscas, foram meses de trabalho e ensaios baseados em uma pedagogia que tem no corpo do ator e no jogo cênico sua principal marca, oriunda do trabalho e da experiência do Grupo Cerco.

Veja Também

Serviço

Quando: dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro de 2024, às 20h

Onde: Sala Álvaro Moreyra, do Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307, Menino Deus, Porto Alegre)

Ingressos: R$ 40 (inteira), R$ 20 (meia entrada), no Sympla.

Classificação etária: 14 anos

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 9 de agosto de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio