Estreia o novo filme do iraniano Asghar Farhadi

Estreia o novo filme do iraniano Asghar Farhadi

O longa-metragem "Um Herói" entra em cartaz nos cinemas depois de ter recebido o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes

Adriana Androvandi

Em ‘Um Herói’, um casal de namorados se mete em uma enrascada

publicidade

O mais recente filme do diretor iraniano Asghar Farhadi, “Um Herói”, entra em cartaz nos cinemas. Neste drama, o protagonista é Rahim (Amir Jadidi), um homem preso por uma dívida que não conseguiu pagar. Durante uma soltura de poucos dias, ele encontra a namorada, que tem um plano para soltá-lo. Ela encontra uma bolsa na rua e com o dinheiro encontrado dentro pretende quitar a dívida do namorado. Ao tentarem vender as moedas antigas que estavam na bolsa e ver que o valor seria insuficiente, ambos têm a ideia de devolver o dinheiro à dona e com isso conseguir uma visibilidade positiva de honestidade para Rahim. A interpretação de Amir Jadidi consegue emanar a simpatia do personagem. Apesar de presidiário, fica claro que ele não é violento, mas um homem falido e atrapalhado.

As mentiras contadas por Rahim vão ganhando uma proporção não imaginada pelo casal de namorados, que fica em uma situação cada vez mais complicada. Isso porque uma associação resolve ajudar o preso, que é entrevistado por um canal de televisão. Isso faz com que seu filho, um menino gago criado por tios, acabe sendo exposto, aumentando o apelo empático pelo caso. Com o perdão do clichê, como uma bola de neve, quanto mais gente é envolvida mais difícil se torna conter as consequências do ato inicial.

Este filme, vencedor do Grand Prix do Festival de Cinema de Cannes, marca o retorno do diretor à sua terra natal depois de ter filmado por um período na Espanha. A rodagem de “Um Herói” ocorreu em Shiraz, sudoeste do Irã. Conforme relatou Farhadi, é uma região onde há “muitas ruínas históricas, traços importantes e gloriosos da identidade iraniana”. Valores tradicionais como a honra da família convivem com as conexões das redes sociais. O cineasta, que tem dois troféus Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, por “A Separação” e “O Apartamento”, apresenta novamente uma narrativa que aposta na ambiguidade e complexidade dos personagens. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895