A história de "A Pele Que Habito" se passa em Toledo, na Espanha. Ali vive o médico que tem o objetivo de produzir uma pele "perfeita", feita com um elemento do porco (o que é proibido em seu país), que a torna mais resistente e, inclusive, desinteressante para mosquitos. O benefício poderia atender a pacientes com inúmeros problemas de pele, incluindo os queimados. A falecida esposa do cirurgião morreu após um acidente de carro em que foi carbonizada. Desta forma, o médico se torna obsessivo por esta pesquisa.
Mas a falta de ética para realizá-la torna o filme próximo do terror. Sua única cúmplice é a governanta (Marisa Paredes). Almodóvar prova que sabe contar uma história, alternando passado e presente de maneira eficiente, fazendo o espectador entender como as coisas chegaram a tal ponto na trama. Enquanto em obras anteriores o diretor apresentava uma estética que abusava das cores vivas, aqui os tons são mais frios e sombrios. O que não falta é o vermelho, desta vez de sangue.
As estreias de cinema contam também com "O Preço do Amanhã", uma ficção científica sobre um futuro próximo, quando as pessoas param de envelhecer aos 25 anos. Todos são geneticamente modificados, mas é preciso pagar por isso. Protagonizam esse romance futurista Justin Timberlake e Amanda Seyfried.
O filme "Terror na Água 3D" acompanha um grupo de universitários que vai à casa de veraneio de Sara (Sara Paxton), às margens de um lago. Mas um predador passa a atacar os visitantes. A direção é de David R. Ellis (dos filmes "Premonição" 2 e 4).
"A Casa dos Sonhos", dirigido por Jim Sheridan, investe no suspense. A história deste filme gira em torno de um escritor (Daniel Craig), que se muda para uma cidade tranquila com a esposa (Rachel Weisz) e as duas filhas. Mas eles descobrem que a casa onde estão foi o palco de um assassinato.
O filme "A Árvore do Amor", do chinês Zhang Yimou, acompanha o romance entre um geólogo e uma professora. Ela é enviada para uma remota aldeia para "reeducação" durante a Revolução Cultural na China.
Em pré-estreia está "A Criança da Meia-Noite", de Delphine Gleize, sobre um garoto que nasce com uma doença que o impede de pegar sol. E o Projeto Raros da Sala P. F. Gastal, na Usina do Gasômetro, exibe hoje, às 20h, o filme belga "Crazy Love", baseado na obra de Charles Bukowski.